Fundação Florestal promove curso de trilhas para reservas particulares do patrimônio natural

Ação será feita em parceria com o WWF-Brasil e o Instituto Ecofuturo

qui, 20/05/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O planejamento adequado e a manutenção frequente de trilhas são fundamentais para a sustentabilidade e a viabilidade das atividades de ecoturismo. Nesse sentido, visando o apoio, a implementação e a gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado (RPPN), Fundação Florestal (FF), por meio do Programa RPPN Paulistas, o WWF-Brasil e o Instituto Ecofuturo realizarão no próximo mês um curso de treinamento para capacitar gestores de RPPN no manejo dessa importante ferramenta, como também na sua implantação em bases sustentáveis.

Esse treinamento terá a duração de três dias, abordando análise dos sítios, mapeamento, planejamento do traçado e manutenção de trilhas. O mais interessante do curso é a aplicação prática dos aspectos teóricos apresentados, resultando na elaboração e na execução de atividades de manutenção de uma trilha já existente.

O curso, que conta com o apoio da Suzano Papel e Celulose, terá 20 vagas e se acontecerá entre os dias 24 a 26 de junho , na RPPN Parque das Neblinas, do Instituto Ecofuturo, localizada na divisa de Mogi das Cruzes e Bertioga. O curso é gratuito e inclui a alimentação dos participantes e alojamentos (em barracas de camping disponibilizadas pela Ecofuturo no local).

Para mais informações, acesse o site da Fundação Florestal. Os interessados devem preencher a ficha de pré-inscrição e enviá-la até 6 de junho para o e-mailcristianocegana@wwf.org.br.

Sobre as RPPN

As RPPN são unidades de conservação privadas, que dispõem de plano de manejo para garantir a preservação dos recursos naturais e dos processos ecológicos e admitem atividades de cunho científico, educação ambiental e ecoturismo, podendo se converter, inclusive, em uma fonte de renda a produtores rurais – pequenos, médios e grandes, sem distinção – com mata nativa conservada em sua propriedade.

Outro benefício aos proprietários destas Reservas é a isenção do ITR (Imposto Territorial Rural) sobre a área delimitada como RPPN e prioridade na análise de pedidos de crédito agrícola.

Atualmente, no Estado de São Paulo, quem faz o reconhecimento dessas áreas privadas protegidas é o Instituto Chico Mendes e a Fundação Florestal, que em 2006 criou o programa RPPN Paulistas, para incentivar a criação desta modalidade de unidade de conservação. Atualmente, são 12 Reservas paulistas que, juntas, representam uma área protegida de 3,6 mil hectares.

Da Secretaria do Meio Ambiente