Fundação Florestal inaugura escritório no Litoral Norte

Espaço inaugurado em Ubatuba vai otimizar recursos humanos, agilizar processos e facilitar atendimento ao público

seg, 29/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Litoral Norte ganhou na sexta-feira, 26, o Escritório Regional da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF). Localizado em Ubatuba, o local foi inaugurado pelo secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, e pelo diretor executivo da FF, José Amaral Wagner Neto. Com a inauguração dessa unidade, o objetivo do Governo é implantar uma gestão administrativa integrada entre a Área de Proteção Ambiental – APA Marinha do Litoral Norte, o Parque Estadual da Ilha Anchieta e o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM.

O novo escritório também facilitará o desenvolvimento de atividades que envolvam as outras Unidades de Conservação – UCs do Litoral Norte, como os núcleos São Sebastião e Caraguatatuba do PESM e o Parque Estadual de Ilhabela.

O imóvel conta com um auditório, balcão de atendimento ao público e recebimento de documentos, salas destinadas para administração do escritório, para técnicos do Núcleo Picinguaba e do Instituto Florestal – IF e para os três gestores das UCs, além de dois banheiros e cozinha. Foram investidos R$ 156 mil, entre reforma e compras (por meio de licitação) de equipamentos.

Na ocasião, foram empossados os novos gestores do Núcleo Picinguaba do PESM, Adriano Lopes de Melo, e do Núcleo Caraguatatuba do PESM, Carlos Zacchi.

Para o diretor da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto, a instituição otimizará recursos com o novo escritório. “Vamos economizar com recursos financeiros e humanos, agilizar procedimentos integrados entres as Unidades de Conservação e facilitar o atendimento ao público. O mais importante é que vamos nos aproximar da população, facilitando as discussões e a participação de quem frequenta e mora nos arredores dessas áreas”, afirmou.

O secretário Xico Graziano ressaltou que o escritório reforça o trabalho desenvolvido pela SMA e pela Fundação. “Estamos melhorando as condições dos nossos parques, preservando-os e criando estruturas para que além do turismo tradicional da orla, o ecoturismo também seja um atrativo para todos que visitam essa região. Estamos unindo o turismo azul do mar com o verde da floresta. E esse Escritório vai possibilitar avanços nessa agenda”, concluiu.

O escritório da FF no Litoral Norte está sediado em Ubatuba, à Rua Dr. Esteves da Silva, 510, no Centro. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas e telefone para contato é (12) 3832-1397.

Da Secretaria do Meio Ambiente