Fundação Florestal destrói bananais para recuperar mata na Juréia

Funcionários da Fundação Florestal iniciaram a derrubada de três plantações de banana

qua, 10/09/2008 - 20h21 | Do Portal do Governo

Funcionários da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, iniciaram, no dia 8 de setembro, a derrubada de três plantações de banana localizadas no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins, no Litoral Sul do Estado. A ação foi possível graças a liminares concedidas pela juíza Bárbara Donádio Antunes Chinen, da 2ª Vara de Iguape, alterando o entendimento de que a direção da unidade de conservação não poderia promover a erradicação da cultura.

As liminares valem para três áreas que, juntas, somam cerca de 12 hectares. No primeiro dia da ação, que contou com cerca de 40 funcionários da Fundação Florestal e da Polícia Militar Ambiental, foram derrubadas mais de quatro mil bananeiras. Os trabalhos deverão ser concluídos até o final da semana.

Segundo o diretor-executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto, a legislação em vigor não permitia a erradicação da cultura no interior da unidade de conservação, possibilitando ao infrator manter a plantação e obter lucro com a produção enquanto respondia a processo por crime ambiental.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, ao tomar conhecimento da situação durante uma visita à Estação Ecologia Juréia-Itatins, para verificar uma denúncia de desmatamento, determinou que se buscasse saídas jurídicas para a derrubada das bananeiras, como forma de desestimular novas invasões. Determinou, ainda, a intensificação da fiscalização, inclusive com o uso de helicópteros, pela Polícia Militar Ambiental.

Da Secretaria do Meio Ambiente