Fundação Florestal aprimora regras para turismo na Ilha das Couves, em Ubatuba

Temporada 2020/21 contará com o apoio de 79 operadores cadastrados para o transporte de visitantes na região

dom, 01/11/2020 - 9h23 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (28), a Fundação Florestal (FF), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), publicou no Diário Oficial do Estado a lista dos 16 novos operadores cadastrados para realizar o transporte e desembarque de visitantes na Ilha das Couves, em Ubatuba. Os agentes foram habilitados mediante chamamento público, e somados aos 63 já credenciados, totalizam agora 79 para a próxima temporada.

Após um ano de experiência do ordenamento turístico pioneiro na área, a Portaria Normativa FF nº 323/2020 organizou com novas regras o turismo no local. As normativas estão alinhadas e foram aprimoradas pelo Grupo de Gestão Compartilhada, vinculado ao Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Norte, formado por representantes da Fundação Florestal, das comunidades locais, das escunas, das lanchas e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

A capacidade de suporte terrestre de 177 pessoas simultaneamente permanece igual ao ano anterior, porém, as visitações durante a temporada outubro 2020 a março 2021 serão divididas em três turnos e grupos, conforme abaixo:

TURNOS HORÁRIOS OPERADORES NÚMERO DE VISITANTES POR OPERADOR
Manhã 8h às 12h Comunidade de Picinguaba Barqueiros de Picinguaba: 97

Comunidades Almada, Estaleiro e Ubatumirim: 40

Lanchas: total 80 – divididos em dois turnos

8h às 11h: 40

11h às 12h: 40

Almoço 12h às 15h Comunidade de Picinguaba e Escunas do Centro e Itaguá Barqueiros de Picinguaba: 127

Escunas: 50 – divididos em dois turnos

12h às 13h30: 50

13h30 às 15h: 50

Tarde 15h às 18h Comunidade de Picinguaba e comunidades Almada, Estaleiro e Ubatumirim Barqueiros de Picinguaba: 167

Comunidades Almada, Estaleiro e Ubatumirim: 10

Vale destacar que caberá à Associação da Picinguaba a gestão dos turnos com os demais parceiros, inclusive o remanejamento das vagas não usadas na escala dos turnos da manhã, almoço e tarde.

Os operadores não credenciados que realizarem o transporte de passageiros, com fins comerciais, estarão sujeitos às penas previstas na Lei n° 9.605/98 e resolução SMA n° 48/14, que dispõem sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente.

A Fundação Florestal alocará um posto de vigilância e de monitoria ambiental para auxiliar no ordenamento turístico da Ilha das Couves e para promover a educação e conscientização ambiental.

Ilha das Couves

Embora as ilhas ao longo da costa brasileira estejam sob domínio da União, a Ilha das Couves, com área de 582 m², está inserida na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, sob gestão da Fundação Florestal. É um dos passeios mais procurados pelos turistas no Litoral Norte.

Para regular o número de turistas, a Fundação Florestal publicou em dezembro de 2019 uma Portaria Normativa que dispõe sobre a capacidade de turistas na Ilha das Couves. O documento estabelece que a área só poderá receber 177 pessoas simultaneamente, número bem inferior aos estimados dois mil visitantes contabilizados em outras ocasiões.

A Ilha das Couves oferece duas praias aos visitantes passarem o dia. A Praia Menor, com água em tom de verde esmeralda, forma uma grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul, e o visual é surpreendente. Esta é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia. O acesso se dá por uma curta trilha de apenas cinco minutos a partir da Praia Menor.