Fundação Casa terá gestão compartilhada em duas unidades

A presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, assinou convênio com o Grupo de Ação de Assistência, Promoção e Integração Social (GAAPIS) para a gestão compartilhada das duas unidades que serão inauguradas […]

seg, 28/07/2008 - 8h15 | Do Portal do Governo

A presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, assinou convênio com o Grupo de Ação de Assistência, Promoção e Integração Social (GAAPIS) para a gestão compartilhada das duas unidades que serão inauguradas em Osasco.

Pelo convênio, assinado na última sexta-feira, 25, o GAAPIS será responsável por todo o atendimento técnico prestado aos adolescentes das duas unidades. A Fundação Casa cuidará da direção e da segurança das duas unidades.

As duas casas de Osasco será inauguradas dentro do novo modelo de descentralização do atendimento adotado pelo Governo do Estado, que já resultou na entrega de 36 unidades no Interior e Grande São Paulo.

Das 36 unidades, 34 foram construídas com base num novo modelo arquitetônico, que tem capacidade máxima para 56 adolescentes – 40 em regime de internação e 16 em internação provisória.

Destas 34 unidades, a maioria é gerida em parceria com entidades da sociedade civil dos municípios em que as casas são implantadas. “Cada vez mais comprovamos que precisamos de parcerias e que estamos no caminho certo com unidades pequenas que permitem um atendimento mais individual do jovem”, declarou Berenice Giannella.

A individualização do atendimento é um dos pilares principais do novo modelo. Outro ponto importante é a reformulação pedagógica. Implantado a partir de 2006, o programa de descentralização resultou na queda da reincidência entre os adolescentes internos – de 29% naquele ano para 17% no primeiro semestre de 2008.

Um dos fundadores do GAAPIS, Moisés Camilo de Lima agradeceu pela confiança e disse que a expectativa dele é de que Osasco “tenha de volta os jovens recuperados”. Da assinatura do convênio, participaram ainda a presidente do GAAPIS, Adriana Ferreira, e outros representantes da ONG e da Fundação Casa.

Da Fundação Casa