Fundação Casa terá adolescentes na Corrida de São Silvestre

A participação de internos e de funcionários da instituição faz parte de uma parceria firmada entre a Fundação Casa e os organizadores da São Silvestr

qua, 19/12/2007 - 9h27 | Do Portal do Governo

A 83ª. Corrida Internacional de São Silvestre, que mais uma vez será disputada no último dia do ano por ruas e avenidas importantes de São Paulo, terá a participação muito especial de um grupo de atletas formado pela Fundação Casa, instituição que cuida de cerca de 20 mil adolescentes – 5.500 em regime de internação – e trata das medidas socioeducativas no Estado de São Paulo.

O objetivo da iniciativa é auxiliar na reintegração social de adolescentes em conflito com a lei, utilizando o esporte como ferramenta de educação. A participação de internos e de funcionários da instituição faz parte de uma parceria firmada entre a Fundação Casa e os organizadores da São Silvestre, que garantiu a gratuidade nas inscrições. O acordo se estenderá para outros eventos realizados pela Yescom, que organiza provas como a Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio de Janeiro e Volta da Pampulha, entre outras.

“O esporte é um meio muito eficaz de trabalhar a educação de valores dos nossos jovens”, diz Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa. “Com ele, trabalhamos a disciplina, o respeito ao próximo e a importância de se viver bem em sociedade, uma vez que só os adolescentes com bom comportamento podem participar de provas externas.”

As provas de pedestrianismo são tradição na Fundação Casa. Desde 2004, quando as corridas entraram no rol de modalidades praticadas pelos internos, mais de 50 adolescentes foram inscritos em diversas provas em vários estados. Alguns deles viraram atletas. Outros usaram os valores do esporte como base para a construção de uma vida calcada nos princípios da ética, disciplina e responsabilidade social.

Recorde – A São Silvestre, que encerra o calendário esportivo de 2007, é uma verdadeira festa de fim de ano. A prova reunirá 20 mil corredores, recorde absoluto. Por causa do grande número de participantes, os kits, compostos de número de peito, chip de cronometragem e camiseta do evento, serão entregues durante quatro dias no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. Nos dias 27 e 28, os atletas poderão retirar o material das 9 às 20 horas, enquanto nos dias 29 e 30 a entrega será feita das 9 às 17 horas.

Outro motivo de atenção é que a prova deste ano terá novos horários de largada: 15h15 – cadeirantes e categoria especial; 16h30 – elite feminina; e 16h45 – elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).

A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A organização é da Yescom e Events, com supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. A assessoria de imprensa é da ZDL de Comunicação.

Da Fundação Casa

(M.C.)