Fundação Casa realiza maior torneio do Brasil com adolescentes

Participam mais de 700 internos, de 55 unidades da Fundação e de três estados da federação

qui, 04/10/2007 - 18h45 | Do Portal do Governo

Começou nesta quinta-feira, 4, no Ginásio do Ibirapuera, Capital, o maior evento esportivo do País reunindo adolescentes em conflito com a lei . Durante quatro dias, mais de 700 jovens atletas vão participar da II Olimpíada Esportiva da CASA.

Trata-se da maior competição do gênero na história do Brasil. Ao todo, 55 unidades da Fundação fazem parte da iniciativa. Para esta II Olimpíada, ainda foram convidados 40 adolescentes de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

A competição está sediada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que inclui o Ginásio do Ibirapuera e outros equipamentos desportivos em São Paulo. O objetivo da olimpíada é o de promover a integração sócio-esportiva-cultural dos jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A solenidade de abertura aconteceu às 10 horas desta quinta-feira, com a presença do Secretário Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e do vice-presidente da CASA, Mansueto Lunardi. Também estiveram presentes o Secretário Estadual do Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, e atletas de renome – como a recordista sul-americana de arremesso de peso e lançamento de disco, Elisângela Adriano, o ex-craque do basquete Guerrinha e o ex-jogador e técnico Basílio.Na abertura do evento, o secretário da Justiça elogiou a iniciativa da Fundação CASA. Para Marrey, o evento é uma demonstração da importância do esporte na ressocialização dos jovens. “O esporte permite que os adolescentes possam escolher o melhor caminho para a vida”, afirmou o secretário.

 O vice-presidente da Fundação CASA afirmou que o esporte é um fator importante na reeducação dos jovens em conflito com a lei e na diminuição da reincidência. “É importante lembrar que, neste novo modelo que a Fundação CASA está adotando, a reincidência caiu de 29% para 19%”, disse Mansueto Lunardi. “E nas novas unidades, ela está em apenas 3,21%.”

Na abertura das Olimpíadas, a Fundação CASA também divulgou o seu novo logotipo, idealizado por um adolescente por meio de um concurso interno. O logo está no topo deste texto.

Durante os quatro dias da competição, dez modalidades esportivas serão disputadas pelos jovens internos: futebol de campo, futebol de salão, voleibol, handebol, basquetebol, dama, xadrez, tênis de mesa, natação (25m, 50m e revezamento 4x25m) e atletismo (100m, 400m, 5000m, revezamento 4x100m, arremesso de peso e salto em distância).

Para o gerente de esporte da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, os jovens que vivem hoje em todas as unidades podem encontrar, por meio do esporte, uma oportunidade de recomeçar, trocando a vida do crime por alguma modalidade esportiva. “Apostamos no esporte como saída para esses adolescentes”, aponta.

Inserção cultural

Dentro da programação da Olimpíada, a Gerência Cultural da Fundação promoverá, no Ibirapuera, o “Sábado Cultura Urbana”, com intervenções culturais como apresentações de dança de rua, grupo de Rap, grafite, basquete de rua e skate. O evento acontece na parte da tarde de 6 de outubro. No sábado, os adolescentes terão um show com o rapper BNegão.

Preparação

A Olimpíada é uma realização das Gerências de Educação Física e Esporte, Arte e Cultura da Fundação CASA, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Desde janeiro, cerca 3.200 jovens vêm se preparando para competir em várias modalidades esportivas.

A fase classificatória contou com a participação de 70 unidades de todo Estado. Deste total, 700 internos se classificaram, de 55 unidades. Na primeira olimpíada, em 2006, 500 jovens haviam participado.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da  Defesa da Cidadania

(I. P.)