Fundação Casa realiza final do 2º Campeonato Estadual de vôlei

Torneio reuniu nesta quarta-feira 50 adolescentes no Ginásio do Pacaembu, na capital

qui, 28/06/2007 - 14h26 | Do Portal do Governo

Quatro equipes participaram nesta quarta-feira, 27, no Ginásio do Pacaembu, capital, das semifinais e final do 2º Campeonato Estadual de Vôlei da Fundação Casa. O torneio reuniu, em dois meses de competição, 40 times, num total de 500 participantes. A equipe vencedora foi a Unidade Rio Pardo (de Ribeirão Preto). As Unidades Rio Novo (de Iaras) e Itaquera (da capital) ficaram, respectivamente, com o segundo e terceiro lugares. Os jovens do Internato Encosta Norte (também da capital) receberam o título de os mais disciplinados do campeonato.

As semifinais começaram pela manhã, com duas partidas. No total, cerca de 50 adolescentes participaram dessa etapa. A equipe de Iaras jogou com a de Itaquera. A seguir, a de Ribeirão Preto com o Internato Encosta Norte. À tarde, as equipes vencedoras e as que perderam se enfrentaram. No jogo final, a equipe de Rio Pardo venceu o primeiro set por 25 a 11.

A vitória no set seguinte foi do time de Iaras, por 25 a 21. No último e decisivo set, a Unidade de Ribeirão Preto marcou 15 a 6, tornando-se campeã.

Neste ano, o torneio registrou quase o dobro de inscritos da edição anterior, realizada em 2005, que contou com 280 participantes. Segundo a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, o esporte tem sido muito importante no processo de educação dos jovens da instituição. “Por meio do vôlei e de outras modalidades, os adolescentes aprendem a importância da disciplina e do trabalho em grupo”, observou. O torneio é promovido pela Gerência de Educação Física e Esporte da instituição.

O evento teve a participação do ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Domingos Maracanã, ganhador da medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 1984. O esporte, segundo ele, é uma ferramenta a mais para recuperar e minimizar os problemas dos jovens que cometeram alguns delitos. Isso porque a atividade esportiva, entre outros benefícios, aumenta a auto-estima, educa, disciplina e auxilia na convivência em grupo.

Atualmente, entre outras atividades, o ex-jogador trabalha na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo.

Leia também:

Esporte contribui para a socialização do jovem

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial