Fundação CASA realiza campeonato em alusão à Copa do Mundo 2010

Cerca 1.200 adolescentes de 74 unidades participarão da Copa da CASA

qua, 20/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Em alusão à Copa do Mundo de futebol que acontece este ano na África do Sul neste ano, a Fundação CASA abre nesta quarta-feira, 20, a primeira fase da sexta edição da Copa CASA de Futebol. Participarão do campeonato os jovens que estão cumprindo medida socioeducativa de internação no Estado de São Paulo. Os jogos desta primeira rodada acontecerão na cidade de São José dos Campos, na Associação Desportiva da Policia Militar.

Os jogos acontecerão nos dias 20 e 21 de janeiro. Desta primeira fase, participarão mais de 130 jovens de nove unidades da Fundação CASA. Os adolescentes fazem parte das equipes de São José dos Campos, Itaquaquecetuba,Taubaté, Jacareí, Arujá, Guarulhos I, Guarulhos II, Caraguatatuba e Internato Pirituba. Ao todo, em 2010, a Copa da CASA contará com a participação de cerca de 1.200 jovens de 74 unidades do Estado. Em 2009, a competição reuniu 900 jovens.

As equipes serão distribuídas em grupos, com referência aos países cabeças de chaves da Copa do Mundo da África do Sul.  A divisão será feita da seguinte forma: Grupo I da África do Sul, Grupo II do Brasil, Grupo III da Espanha, Grupo IV da Argentina Grupo V da Alemanha, Grupo VI da Inglaterra, Grupo VII da Itália e Grupo VIII da Holanda. A primeira fase do torneio está divida em etapas regionais.

Como nos anos anteriores, as oito melhores equipes classificadas nas fases regionais jogarão, a partir das quartas-de-final, nas preliminares do Campeonato Paulista de Futebol. “Em seis edições, não tivemos nenhum problema envolvendo os jovens. Esse ganho de disciplina e comportamento é o reflexo dos valores positivos que o esporte passa”, diz a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella. “O esporte auxilia na educação de valores, que é o caminho para transformar esses jovens em cidadãos de bem”, completa.

“No Paulistão, os jogos dos times da CASA começam a partir de março. Em estádios como Pacaembu, Morumbi e Palestra Itália estarão reunidos os melhores jogadores da Instituição”, comenta o padrinho da copa, o ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira Zé Maria, o super Zé. “Estes jogos servirão de vitrine para esses jovens atletas. Com isso, pode surgir alguma oportunidade para eles”.

Os jogos

A copa é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte da CASA em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Nesta edição, a forma de disputa será por meio de eliminatória simples. Ou seja, a equipe que perder o primeiro jogo está fora da competição. A copa terá a duração de três meses – de janeiro a março.

A equipe campeã receberá o troféu da VI Copa da CASA de Futebol de 2010, de posse definitiva. Também serão premiados com troféus e medalhas as equipes classificadas em segundo e terceiro lugares, troféu Fair Play para a equipe mais disciplinada, troféus para o artilheiro e para goleiro menos vazado.

Segundo Ivani Moreno, especialista técnica da Gerência de Esporte da CASA, a realização da Copa da CASA tem por finalidade principal a prática esportiva como estratégia de socialização e inclusão do jovem. “A competição de futebol, além de proporcionar possibilidade de descoberta de talentos na modalidade, também leva os jovens para jogar em grandes templos do futebol nacional, como os estádios do Pacaembu e Morumbi”, diz

Exemplos da CASA

Em 2005, na primeira copa, descobriu-se o primeiro talento – Pablo Calfany, que se profissionalizou no São Paulo. Em 2008, Diego Lima se destacou em campeonatos entre internos, e passou num teste para jogar no sub-20 da Portuguesa. Hoje, está a um passo para se profissionalizar na Lusa.

No ano passado, foi revelado o ex-interno Eder Junior Pereira Costa, 18 anos, que está próximo de ser integrado ao elenco do time profissional do Marília. O jovem meio-atacante foi artilheiro da V Copa da CASA 2009.

Da Fundação CASA