Fundação CASA promove torneio de xadrez

Competição reunirá mais de 750 adolescentes de todo o Estado no Ginásio Pacaembu

qua, 23/06/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Mais de 150 adolescentes de 75 unidades de todo o Estado de São Paulo, da Fundação CASA, vão disputar o troféu itinerante de campeão do VIII Campeonato Estadual de Xadrez. A competição acontecerá nesta quarta-feira, 23, no Ginásio do Pacaembu, na capital Paulista.

O objetivo da competição é estimular o interesse dos jovens pela modalidade de xadrez, que desenvolve o raciocínio e eleva a autoestima dos praticantes, além de trabalhar uma série de habilidades mentais, como imaginação, memória e pensamento lógico. A cerimônia de premiação aos vencedores será realizada no final da competição. Serão entregues troféus para os três primeiros colocados. 

Para chegar ao torneio estadual, os jovens passaram por uma seletiva regional da qual os dois primeiros colocados de cada unidade já se classificavam para competição. A equipe que vencer por três vezes ganhará o direito de ficar com o troféu definitivamente. Até agora, os vendedores são as unidades de Lins (duas vezes), antigas Eucalipto e Casa do Atleta (uma), Rio Tamisa (uma), antiga Uirapuru (uma) e Marilia (uma).

Para a presidente da CASA, Berenice Giannella, a ensino e a prática do xadrez dentro das unidades têm uma relevante importância pedagógica. “Na medida em que tais aprendizados são aplicados no exercício da sociabilidade, do raciocínio e da autoconfiança, os jovens podem compreender os limites e valores estabelecidos para vivenciar as experiências de bons pensamentos e boas posturas”.

“Nas etapas regionais percebemos um nível muito bom entre os atletas. Agora, no estadual a qualidade deles vai ser ainda mais alta”, diz o gerente de esporte da CASA, Carlos Alberto Robles. “Muito mais do que um simples jogo, o xadrez vem se mostrando uma ferramenta importante no trabalho com os jovens, despertando capacidade de memorização e agilidade no pensamento”, completa Robles.

Xadrez na CASA

Desde 2000, a prática do xadrez faz parte do cotidiano de internos e funcionários da Fundação CASA. A iniciativa, inclusive, conta com a simpatia do campeão mundial de xadrez Anatoly Karpov. Em 2003, ele fez uma visita especial ao Complexo do Tatuapé, em São Paulo, onde fez uma exibição da modalidade para cerca de 200 internos.

Da Fundação CASA