Fundação CASA promove projeto Uma prosa musical

Maestro João Carlos Martins se apresenta para internos da unidade Raposo Tavares

ter, 17/11/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA promove uma série de atividades culturais para promover a reinserção social dos adolescentes. Na segunda-feira, 16, os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na unidade Nova Aroeira, na rodovia Raposo Tavares, bateram um bate-papo com um dos maiores intérpretes mundiais do compositor Johann Sebastian Bach: o maestro João Carlos Martins. 

O maestro falou sobre a sua história de vida. Como pianista, fez mais de 1.000 apresentações no Exterior, mas devido a uma série de acidentes que comprometeram os movimentos de seus dois braços, abandonou o piano definitivamente em 2003.  Martins supera suas limitações e ainda toca peças de fácil execução com os dedos de duas mãos que não perderam mobilidade.

Martins tocou acompanhado de um quarteto de cordas feminino e do cantor Jean William – talento revelado pelo maestro neste ano. Antes de iniciar a parte musical, ele deu uma palestra sobre a força de vontade necessária para superar obstáculos.

“Ao falar e mostrar como superou as limitações físicas que o impediam de tocar, mas contribuíram para que virasse um grande maestro, João Carlos Martins deixa no coração dos garotos a mensagem de que é possível qualquer superação”, afirma o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Guilherme Astolfi Nico. 

Esta foi a última visita do ano de Martins a uma unidade da CASA. O pianista e maestro participa de atividades com adolescentes desde 2008, dentro do Projeto Amigos da CASA. A iniciativa reúne mais de 30 empresas, ONGs e órgãos públicos em projetos voltados aos adolescentes e funcionários da Fundação. 

Da Fundação CASA