Fundação CASA promove projeto “Uma prosa musical”

Maestro João Carlos Martins visitará quatro unidades da Fundação

qua, 19/08/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA dá início nesta quarta-feira, 19, ao projeto “Uma prosa musical 2009”, que estimula e promove atividades culturais para os adolescentes. A iniciativa contará com a participação do maestro João Carlos Martins, da Fundação Bachiana Filarmônica – no ano passado, ele também participou do projeto. 

A primeira unidade a receber o maestro será o Internato Parada de Taipas. No dia 24 de setembro, será a vez da Unidade Nova Vida. Depois, ele visitará as unidades de internação Juquiá (28 de outubro) e Nova Aroeira (16 de novembro).

No diálogo com os adolescentes, o maestro vai falar sobre temas tão importantes para a vida quanto para a arte, como trabalho em equipe, foco em objetivos e superação de adversidades.

Ao final, Martins tocará piano acompanhado por um quarteto de cordas da Bachiana Chamber Orchestra.

O maestro 

Como pianista, João Carlos Martins fez mais de 1.000 apresentações no Exterior. Devido a uma série de acidentes que comprometeram os movimentos de seus dois braços, ele abandonou o piano definitivamente em 2003 – no entanto, ainda toca peças de fácil execução com os dedos de duas mãos que não perderam mobilidade.

Em 2004, aos 64 anos, iniciou a carreira de maestro. No ano passado, levou a música clássica para 350 mil brasileiros em recintos fechados e para de mais 1 milhão em concertos ao ar livre”. O seu trabalho social ao lado da Fundação Bachiana de musicalização para crianças está sendo reconhecido não só em nosso País como também no exterior, e a sua determinação e poder de superação são exemplos para sociedade brasileira.

Amigo da CASA

A Fundação Bachiana é mais uma instituição que participa do projeto Amigos da CASA. O programa consiste em firmar parcerias com entidades públicas, não-governamentais e privadas para promover atividades culturais, esportivas e profissionalizantes voltadas aos adolescentes e servidores da CASA.

A fundação foi criada para promover a democratização cultural, a conscientização ambiental e a inclusão social por meio de atividades artísticas direcionadas a todos os segmentos da sociedade. A entidade é composta de duas orquestras.

Da Fundação CASA