Fundação CASA promove Olimpíadas para jovens

Objetivo é ensinar para os jovens valores importantes para sua reinserção social

seg, 20/07/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Para promover a prática de esportes e, com isso, ensinar para os adolescentes valores importantes para a sua reinserção social, como o respeito ao próximo e a importância da disciplina e do trabalho em equipe, a Divisão Regional Metropolitana do Brás, da Fundação CASA, vai realizar a partir desta segunda-feira, 20, a 3ª Olimpíadas das Unidades de Internação Provisória (Olim-UIPs).

Até o dia 24 de julho, todas as UIPs da regional promoverão competições de futsal, tênis de mesa e xadrez. As UIPs Itaparica, Rio Paraná, Rio Turiassu, Rio Nilo, Rio Tocantins e Topázio competirão com uma equipe de cada modalidade.

A competição já entrou no calendário esportivo da divisão. “A atividade é importante não só porque muda a rotina das unidades, mas também porque fortalece a autoestima dos adolescentes e ainda integra funcionários e jovens”, afirma o analista técnico da gerência de Esportes, João Celso.

Abertura 

Um adolescente da unidade Rio Paraná, escolhido por meio de sorteio, fará o Juramento do Atleta. Em seguida, a diretora da regional, Ivanete Gonçalves de Oliveira, fará a abertura oficial dos jogos.

Os adolescentes da unidade Abaeté farão uma apresentação de dança ao lado do cover do cantor Michael Jackson, Billy Jackson – ele se apresentou com os jovens da unidade na última terça-feira (14 de julho). Eles mostraram talento e desenvoltura na execução da coreografia de “They Don’t Care About Us”, momento que se repetirá na abertura das Olimpíadas.

Programação dos jogos

Nesta segunda-feira, as unidades vão competir na primeira fase de futsal. Na terça-feira, 21, terminam os jogos dessa modalidade. A quarta-feira, 22, será destinada aos jogos de xadrez e a quinta-feira, 23, às partidas de tênis de mesa.

Os jogos acontecerão sempre a partir das 14 horas. “Os jogos estimularão o espírito de competição. Uma competição sadia, que faz parte de nossa vida, além trabalhar o relacionamento entre as pessoas”, afirma Ivanete.

A premiação acontecerá na sexta-feira, 24, na presença de autoridades da Fundação. Uma apresentação de street dance dos adolescentes da Rio Paraná marcará o encerramento das Olimpíadas das UIPs.

Da Fundação CASA