Fundação CASA promove II Concurso de Receitas

Adolescentes deverão elaborar pratos utilizando a aveia como ingrediente

qui, 28/10/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 15  jovens que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA pertencentes à  Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP) participam nesta quinta-feira, 28, do II Concurso de Receitas de Alimentos, no Centro de Convivência Viva Vida.

Neste ano, o ingrediente escolhido para compor a receita foi a aveia. No dia do concurso, os adolescentes levarão pratos prontos. Eles aprenderam as técnicas de preparo durante as aulas dos cursos de qualificação profissional em cozinha, promovido pelas unidades em parceria com as associações culturais que desenvolvem trabalhos de capacitação na Fundação CASA.

A proposta do concurso veio ao encontro do dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. De acordo com a nutricionista da Unidade de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Servidor (UAISAS) e organizadora o evento, Ariane Monteiro, o objetivo é estimular o consumo de alimentos saudáveis, que contribuam para o bom funcionamento do organismo.

“Precisamos ensinar aos adolescentes hábitos alimentares que melhorem a qualidade de vida”, explica Ariane. “A aveia, ainda, é um cereal pouco consumido pela população. Precisamos mudar essa realidade”, diz.

Organização

Para a abertura, os jovens da CASA Guarulhos III e da CASA Lorena prepararam uma apresentação musical que envolve o assunto tratado no concurso. A comissão julgadora será composta por membros do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3), além de profissionais que trabalham na área.

Para o concurso, os jovens foram distribuídos em trios, cada um representando uma unidade da DRVP. Como prêmio para a equipe vencedora, será oferecida uma visita monitorada ao Mercado Municipal de São Paulo. O objetivo é complementar o conhecimento sobre a diversidade gastronômica encontrada na Capital.

Para o diretor da Regional Vale do Paraíba, Elson Percídio, o concurso pode  ser a porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho. “Esperamos despertar o interesse do adolescente por esse tipo de atividade. É possível que muitos deles desejem construir sua carreira profissional nesse segmento”, afirma.

Da Fundação CASA