Fundação CASA promove final de concurso de rap

Tema da segunda edição do evento foi "Ter direito à vida, ter direito igual"

qui, 18/06/2009 - 13h35 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA realizou a decisão do “2º CASA Rap Festival” na quarta-feira, 17, no Memorial da América Latina em São Paulo. A competição interna contou mais de 100 músicas inscritas por diversas unidades do interior e da capital e teve como mestre de cerimônias o rapper Thaíde. O tema deste ano foi “Ter direito à vida, ter direito igual”.

Ao todo, 14 grupos participaram da final com músicas próprias. Dez jurados elegeram a composição “Ter Direito Igual”, da equipe “Consciência Ativa” da CASA Sorocaba, como a melhor e o grupo ficou com título. A segunda posição ficou com o grupo “Sem Preconceito” da CASA Irapuru. O terceiro lugar do pódio foi das meninas equipe “Luz da Rima” do Internato Parada de Taipas de São Paulo.

Músico e apresentador da TV Cultura, Thaíde elogiou a iniciativa da entidade e aprovou o desempenho dos menores. “A participação no festival faz com que os adolescentes descubram que podem continuar vivendo e fazendo coisas legais, e ainda podem denunciar coisas erradas que veem. Muitos deles acham que só sabem fazer coisas erradas. Erraram, mas e depois? Eles não podem morrer com o talento incubado que eles têm. Eles mesmos podem fazer a mudança”, afirmou.

Muito mais que uma competição, o evento é uma opção de lazer para os internos e muitos deles comemoraram a oportunidade. Uma interna, que por quase seis anos dormiu na rua, repetia aos pulos que “aquele era o dia mais feliz da vida”. Outro menor afirmou: “Agora sou artista, não sou bandido”.

“Acredito que a arte seja o caminho que traz o resultado mais rápido para os adolescentes”, afirma Guilherme Nico, gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA. “O jovem ao ver um museu, uma exposição, uma peça de teatro ele percebe o talento que tem. A gente mexe com a auto-estima deles”, completa.