Fundação CASA promove eventos sobre cultura africana

Adolescentes apresentarão trabalhos e farão apresentações sobre a cultura africana e a resistência e luta dos negros contra escravidão

ter, 24/11/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, 24, a III Kizomba e a III Mostra Cultural da Fundação CASA. Os dois eventos que vão até quinta-feira, 26, fazem parte do calendário cultural da instituição e seguem as determinações do Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (Sinase) sobre o ensino e respeito à diversidade racial.

Durante esses três dias, os adolescentes apresentarão diversos trabalhos e farão apresentações sobre a cultura afrodescendente e a resistência e luta dos negros contra a escravidão.

Os cerca de 200 espectadores esperados para cada dia de Kizomba vão acompanhar apresentações de teatro, dança afro, rap, hip hop, jogral e homenagens a afrodescendentes ilustres da música. Do lado de fora do auditório, haverá exposições de objetos produzidos pelos adolescentes alusivos à cultura africana.

Organizado pelo Comitê Institucional Quesito Cor, da Fundação, o evento leva o nome de Kizomba porque a palavra representa festa e, ao mesmo tempo, resistência e luta contra o preconceito. “Buscamos conscientizar nossos jovens sobre a questão racial, a luta de nossos antepassados e até a identificação deles enquanto afrodescentes”, diz a presidente do Comitê, Penha Lúcia Valério. Ela conta que antes da Kizomba chegar à sede, a festa e mostras culturais aconteceram em todas as 11 Divisões Regionais da Fundação.  “Nosso objetivo é promover o ensino sobre diversidade racial, mostrarmos aos nossos adolescentes a riqueza da cultura afrodescendente e levar reflexão sobre a questão étnico-racial”, completa Penha.

Regional de Campinas

As unidades da Divisão Regional Metropolitana de Campinas da Fundação CASA vão homenagear o Dia da Consciência Negra com um evento especial nesta quarta-feira, 25. Nessa data, será realizada a II Mostra e Apresentação Cultural CASA Quilombo 2009.

A apresentação da Congada Comunidade São Benedito, entidade vinculada ao Movimento Negro de Rio Claro, vai abrir o evento. Em seguida, a unidade de Rio Claro fará uma mostra de hip hop. Depois, os jovens que estão em regime de semiliberdade de Mogi Mirim farão um show musical.

Na parte da tarde, os adolescentes da CASA Mogi Mirim II farão um espetáculo de dança afro), enquanto os garotos da UAI/UIP Amazonas, encenarão a dança “Puxada de Rede”. Depois, entrarão em cena, os jovens da CASA Anhanguera (Campinas), com jongo e os da CASA Piracicaba, com uma peça sobre o descobrimento do Brasil.

Os adolescentes da CASA Mogi Mirim I fecharão evento com uma apresentação de percussão – o chamado Bate lata.

Da Fundação CASA