Fundação CASA promove concurso gastronômico

Festival de Sabores é uma parceria da CASA com a Associação Horizontes

qui, 26/08/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA na Capital e na Baixada Santista estão participando do 1º Concurso Gastronômico Sabores. A competição que começou na segunda-feira, 23, vai até o dia 2 de setembro. O projeto é uma iniciativa da Associação Horizontes – que é parceira da Fundação CASA em ações de capacitação profissional – com a Gerência de Educação Profissionalizante da CASA.

O torneio acontece durante o período em que os cursos são ministrados e os professores acompanham a preparação dos pratos pelos jovens. Cada turma deverá preparar uma receita de acordo com o curso específico que participa. No campo da alimentação, a Horizontes dá na Fundação CASA os cursos de aproveitamento total de alimentos, chapeiro, cozinha regional brasileira, doceiro, lancheteria, panificação artesanal, salgadeiro e pizzaiolo.

De acordo com a gerente de Educação Profissional, Ana Maria da Silva, o concurso gastronômico tem como objetivo principal estimular a criatividade dos  jovens. “Esperamos fortalecer a iniciativa do aluno promovendo a arte de cozinhar”, diz.

O instrutor só pode ajudar antes do início das preparações. Uma vez iniciado o concurso, o educador não poderá dar suporte de nenhum tipo à equipe, sob pena de desclassificação. Para a premiação, serão avaliados requisitos como sabor, higiene, criatividade, tempo, aproveitamento de alimentos e apresentação do prato.

Para coordenadora dos cursos da Associação Horizontes, Aniele Simões, as primeiras turmas que receberam a visita dos degustadores demonstraram envolvimento com a atividade. “Nós, da Associação Horizontes, podemos sentir a empolgação e o nervosismo, superando as expectativas de todos os envolvidos e proporcionando um momento diferenciado.”

Da Fundação CASA