Fundação CASA promove atividades culturais para jovens que cumprem medidas socioeducativas

Primeiro evento será o Festival do Samba; interessados deverão se inscrever até 29 de março

qua, 17/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Festivais de teatro, samba, cultura urbana, exposições de artes plásticas e uma vasta programação vão colocar os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA em contato com diversas manifestações culturais nacionais e internacionais no decorrer deste ano. O primeiro evento será o Festival do Samba e os interessados em participar deverão se inscrever até o dia 29 de março. “Incentivamos os jovens a conhecer todos os estilos musicais. Com este festival, os adolescentes terão a oportunidade de aprender todo o contexto cultural e histórico do que existe de mais autêntico do samba”, diz o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Guilherme Astolfi Nico.

Ele ressalta que os coordenadores pedagógicos das unidades “foram orientados a trabalhar as questões do eixo étnico-racial com os jovens durante o período de escolhas, composição e ensaios para as apresentações. O objetivo também é a conscientização e correlação entre este estilo musical e as experiências de vida de cada um”, diz Nico.

Inclusão pela arte e cultura

Vinculada à superintendência pedagógica da instituição, a gerência de Arte e Cultura (GAC) organiza uma vasta programação que possibilita a participação de jovens de todas as unidades da Fundação CASA. Essas atividades são desenvolvidas nas unidades por meio dos convênios e parcerias firmados pela GAC. Em janeiro, as atividades culturais ocuparam boa parte do período de férias dos jovens no cumprimento da medida socioeducativa.

O gerente enfatiza o cunho pedagógico destas atividades. “São formativas, educativas e lúdicas. Promovemos visitas a museus, apresentações preparadas pelos próprios jovens, ensaios para a temporada de artes que vai acontecer durante o ano na Fundação, workshop, palestras e apresentações, todas com especialistas contratados”, ressalta.

Ele conta que enquanto os adolescentes são orientados sobre os eventos ligados à arte e cultura que acontecerão ao longo do ano, os funcionários da GAC cuidam das inscrições, organizam tabelas, buscam locais para a realização das etapas finais dos eventos, entre outras atividades.

Parcerias incrementam ensino cultural

O setor pedagógico de cada unidade tem liberdade para organizar e realizar eventos culturais e contam com o apoio da gerência de Arte e Cultura da CASA. Por meio de convênios e parcerias com Organizações Não Governamentais e instituições de renome na área cultural e de ensino, a GAC proporciona um atendimento cultural conforme determina o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

As ONGS parceiras e conveniadas fazem o atendimento por meio de arte-educadores, contextualizam os movimentos culturais e os transformam em oficinas antenadas com a realidade e com as manifestações artísticas que fizeram história.

Desde de 2008 foram assinados convênios com quatro Organizações Não-Governamentais (ONGs): CENPEC, CEDAP, Ação Educativa e GADA. Além disso conta com a colaboração de instituições que são Amigos da CASA como: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado, Memorial da América Latina, Pólo Ecoturístico “Caminhos do Mar”, Museu Paulista da USP (do Ipiranga), Fundação Bachiana (Maestro João Carlos Martins), Itaú Cultural, Projeto Guri, ASSAOC, Casa das Rosas e Secretaria de Estado da Cultura.

Para este ano, a Fundação CASA pretende realizar novas parcerias – já estão encaminhados entendimentos com o MAM, Museu Afrobrasil, SPEL – São Paulo Estado de Leitores e Praler, estes dois últimos ligados à instituição Poiesis.

Da Fundação CASA