Fundação CASA Paulista festeja boa atuação na Olimpíada CASA 2008

A UI Paulista foi a unidade da capital mais bem colocada no quadro geral com três medalhas

qua, 22/10/2008 - 20h12 | Do Portal do Governo

Durante a III Olimpíada da Fundação CASA, os profissionais que atuam na Unidade de Internação (UI) Paulista, da Divisão Regional Metropolitana da Vila Maria, intensificaram os trabalhos para que os sonhos dos adolescentes considerados reincidentes graves de participar dos jogos olímpicos pudessem ser realizados. A competição aconteceu entre os dias 7 e 10 outubro, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.

Devido à boa atuação dos jovens na competição – a UI Paulista foi a unidade da capital mais bem colocada no quadro geral com três medalhas (uma de ouro e duas de prata) -, a direção da casa promoveu no último dia 17 de outubro uma confraternização entre os jovens, funcionários e convidados para comemorar o acontecimento. Esta é a primeira grande competição que os jovens reincidentes da Vila Maria participam.

Durante a comemoração, foi realizado um jogo amistoso entre os adolescentes e funcionários. Na seqüência, num almoço coletivo, no qual todos sentaram-se juntos para comer em uma mesa posta no pátio da unidade. “Espero que este trabalho voltado ao esporte sirva como um incentivo para promover o processo recuperação destes jovens”, disse, o convidado especial da tarde, ninguém menos do que Zé Maria, ex-jogador do Corinthians e tricampeão mundial pela Seleção Brasileira de 70.

“Estes adolescentes em outra época não tinham a oportunidade de sair do ambiente de internação e participar de saídas externas e puderam, com o novo trabalho realizado pelos funcionários da UI Paulista, provar que é possível desenvolver com plenitude o processo de ressocialização”, destaca Christian Lopes, diretor da unidade. “O resultado é a boa colocação no quadro de medalhas que conseguimos”.

Ainda segundo Christian, a participação dos jovens só foi possível por causa do comprometimento de todos os funcionários da unidade. Ele acredita que o esporte e a cultura sejam o eixo fundamental para a inclusão social. “Agradeço todas as pessoas que acreditam e confiam no trabalho desenvolvido pela equipe da minha unidade. Os funcionários doaram parte do seu tempo e esforço para que tudo pudesse ser concretizado”, finaliza o diretor.

Primeira Olimpíada

Tudo começou com uma idéia inicial de fazer um simples treino com alguns jovens atletas durante as atividades esportivas na unidade. Vendo que alguns deles se destacavam durante as atividades, o professor de Educação Física Eduardo Lazarrini e o diretor acreditaram no potencial de cada um e resolveram levá-los para participar da Olimpíada da CASA.

Dos 45 jovens que estão internados na unidade, 23 foram convocados para participar da competição. Eles foram todos os dias para o ginásio do Ibirapuera – do dia 7 de outubro até o encerramento da III Olimpíada, no dia 10. Os atletas disputaram diversas modalidades: xadrez, tênis de mesa, natação (25, 50 e revezamento 4×25 metros) e atletismo (100 e 400 e 5000, revezamento 4x100m, arremesso de peso e salto em distância).

Com a participação maciça de 23 atletas, mais da metade da população da unidade, o resultado não poderia ser outro. Na classificação geral, a UI Paulista ficou em quinto lugar, com um ouro e duas pratas. Ao todo, 62 unidades participaram da competição. “O trabalho foi feito de forma eficaz, com esforço para que os adolescentes participassem de um evento tão importante como a Olimpíada da CASA”, ressalta Eduardo Lazarrini.

Da Fundação CASA

(M.C.)