Fundação CASA oferece 73 cursos de qualificação profissional

Serão montadas 2 mil turmas, cada uma formada em média por 10 adolescentes

dom, 15/01/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

A capacitação profissional é importante para inserir os jovens no mercado de trabalho. Visando a socialização dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado de São Paulo, a Fundação CASA vai oferecer 73 cursos de qualificação aos jovens no ano de 2012. Neste ano, as aulas começam na próxima segunda-feira, dia 16.

Ao todo, vão ser montadas 2 mil turmas. Cada uma será formada em média por 10 adolescentes, que poderão participar de todos os cursos oferecidos, de acordo seus interesses e com as vagas existentes. “Em 2012, como nos anos anteriores, 100% dos adolescentes que estão na Fundação CASA terão acessos aos cursos”, ressalta Berenice Giannella, presidente da Fundação CASA.

Os cursos são oferecidos por meio da Gerência de Educação Profissional da CASA e serão ministrados em quatro ciclos. O primeiro inicia no dia 16 deste mês e vai até 30 de março. O segundo acontece de 4 de abril a 26 de junho. Já, o terceiro, vai de 9 julho a 21 de setembro. E, o quarto, de 1º de outubro a 14 de dezembro.

“A meta do programa de qualificação profissional é fazer com que os jovens reflitam sobre a importância da escolarização e da continuidade da formação profissional”, comenta Ana Maria Silva, gerente de Educação Profissional. “Quando eles (jovens) forem para o mercado de trabalho serão criadas possibilidades de construção de carreiras como trabalhadores conscientes”.

A carga horária de cada curso é de 54 horas/aulas na Capital e no interior, 50. “A educação profissional abre novas possibilidades aos adolescentes”, explica a superintendente pedagógica da CASA, Marisa Fortunato. “Eles têm contato com um número ampliado de profissões, conhecem todas as áreas de atuação. Para, após a desinternação, dar continuidade a escolarização e prosseguir com o desenvolvimento profissional”.

O acesso à qualificação profissional será em nove áreas. Entres os cursos estão os de administração, alimentação, artesanato, construção e reparos (colocação de pisos e azulejos, de gesso, texturização, pintura decorativa, hidráulica), telemarketing, informática, serviços (pintura, marcenaria, mecânica de motos, corte e costura), serviços pessoais (beleza, estética e saúde) e, mais recentemente, Esporte e Lazer (cursos formação de árbitro de futebol e monitor de Esporte e Lazer).

Ana Maria Silva conta que as áreas e os cursos foram escolhidos após pesquisa de interesse dos adolescentes e de programas voltados a juventude, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) e seguem as orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Organizamos os cursos levando em conta essas especificidades e também ouvimos os próprios jovens para saber quais cursos eles gostariam de fazer”, diz Ana

Qualificação profissional na CASA

Nos últimos quatro anos, por meio da Gerência de Educação Profissional e de parceiros, a Fundação CASA realizou 120 mil atendimentos em cursos e oficinas profissionalizantes.

Atualmente os parceiros da CASA na área de iniciação profissional são a Associação Horizontes, que atua nos centros socioeducativos da Capital, Franco da Rocha, Litoral e Guarulhos, e o Centro Paula Souza, que atua nos do interior.

Da Fundação CASA