Fundação CASA Mirassol inaugura nova biblioteca com acervo ampliado

O espaço reorganizado permitiu um ambiente mais atrativo aos jovens do centro socioeducativo

ter, 18/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A unidade da Fundação CASA de Mirassol inaugurou a Biblioteca Dinâmica, com o objetivo atrair ainda mais o interesse dos adolescentes. A nova biblioteca teve seu ambiente reorganizado e o acervo, ampliado, por meio de parceria com o Poder Judiciário. Antes, a biblioteca funcionava junto à sala de professores, agora está localizada em um espaço próprio. Além disso, ela também foi decorada pelo Grupo de Grafiteiros Art 165, de São José do Rio Preto.

De acordo com a diretora do CASA Mirassol, Luciana Terual, a Biblioteca Dinâmica é um projeto que está dividido em três subprojetos. Um deles é o Seu talento é um show, que visa trabalhar, nas oficinas de teatro e artes plásticas e nas aulas do ensino formal, conteúdos de livros utilizados na biblioteca. Outro subprojeto é o Você Já Leu, cujo objetivo é estimular os alunos a escreverem resenhas dos livros já lidos, que serão analisadas durante as aulas da oficina de jornal e publicadas no jornalzinho interno do CASA. Por último, o Conservação do acervo tem o propósito de conscientizar os jovens sobre a importância da organização da biblioteca e do correto manuseio dos livros.

Para a diretora do CASA Mirassol, mais do que promover um ambiente atrativo, a reformulação da biblioteca busca desenvolver o senso crítico dos adolescentes. “A nossa missão é garantir um ambiente acolhedor, mas também contribuir para a formação de um cidadão crítico, que possa ser protagonista de sua própria história”, afirma Luciana Teruel.

Na inauguração da Biblioteca Dinâmica, estiveram presentes familiares dos jovens, representantes do Conselho Gestor e coordenadores da ONG Só Por Hoje, além de funcionários de outros centros socioeducativos, como os CASAs Tanabi e Araçatuba.

Na ocasião, houve uma apresentação de poesia realizada por uma professora de teatro do Projeto Escola Viva de São José do Rio Preto, além de profissionais da oficina de Contação de Histórias da Biblioteca Municipal de Mirassol, que mostraram seu trabalho.

Da Fundação CASA