Fundação CASA lança revista acadêmica

Publicação traz artigos acadêmicos, reportagens sobre a adolescência e medidas socioeducativas

ter, 14/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA lançou no domingo, 12, o “CASA em Revista”. A publicação é voltada ao público acadêmico e aos profissionais que lidam com medidas socioeducativas e terá periodicidade semestral. Projeto editorial pioneiro no País, ela traz artigos acadêmicos e reportagens sobre a adolescência e as medidas socioeducativas. 

A revista foi produzida pela Escola para a Formação e Capacitação Profissional (EFCP) da Fundação CASA em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da instituição.

O lançamento da revista contou com a presença do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e da presidente da CASA, Berenice Giannella. “Esta revista é importante para divulgarmos, para o mundo acadêmico, funcionários e até para os adolescentes, as reflexões sobre as medidas socioeducativas e também o excelente trabalho que está sendo feito na Fundação CASA”, afirmou o secretário.

Para Berenice, CASA em Revista é um meio de a Fundação contribuir com o mundo acadêmico na divulgação de conhecimentos que sejam úteis para os funcionários e operadores de outros organismos do Brasil e do exterior que lidam com adolescentes e medidas socioeducativas. “Trata-se de um marco e de algo que vai virar referência nacional”, disse.

O primeiro número da revista tem 52 páginas. Como destaque, traz cinco artigos e uma palestra elaborados por acadêmicos de renome no cenário nacional. Eles abordam temas como a execução da medida socioeducativa e sobre a adolescência em geral. Entre os colaboradores da edição, estão Mário Sergio Cortella, Carlos Eduardo Carvalho Freire, Antonio Spagnon, Melissa de Mattos Pimenta, Caren Ruotti e Maria Fernanda Tourinho Peres.

Outro destaque é uma palestra de Paulo de Mesquita Netto, um dos principais intelectuais do País na área dos direitos humanos que morreu no início de 2008. A publicação, inédita, dessa palestra é  uma homenagem da instituição a Mesquita Netto por seu trabalho e participação num ciclo de seminários realizado em 2007 para funcionários da Fundação CASA e acadêmicos. 

A publicação conta, ainda, com entrevistas-reportagens sobre os dois modelos de atenção que estão ajudando a Fundação CASA a reduzir as taxas de reincidência. De 2006 para cá, o índice caiu de 29% para 14% – o que é explicado em outro texto da publicação.

A revista ainda conta com colaborações de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e está aberta, para os próximos números, à participação de funcionários e especialistas.

Da Fundação CASA