Fundação Casa instala Núcleo de Atendimento Integrado em Santos

Com a integração, o processo do adolescente autor de ato infracional tramita mais rápido

qua, 13/02/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

No final do ano passado, a Fundação Casa e a prefeitura de Santos inauguraram o primeiro Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Baixada Santista e litoral. Esse é o quarto núcleo gerenciado pela Casa em parceria com os municípios. O novo posto fica na Avenida Francisco Manuel, 252, e tem capacidade para prestar o atendimento inicial e provisório a 12 adolescentes (nove do sexo masculino e três meninas). Foi construído em parceria entre a Fundação Casa e a prefeitura de Santos. Parte dos recursos veio do governo federal.

Serviço integrado – O projeto NAI funciona em Americana, Ribeirão Preto e São Carlos. Recebe recursos do Estado, via Fundação Casa, Polícia Civil e Defensoria Pública. É considerado referência por especialistas da área da infância e juventude. O NAI reúne representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Visa a promover atuação em rede junto ao jovem.

A Fundação Casa é responsável pela custódia do adolescente. Com a integração, o processo do adolescente autor de ato infracional tramita mais rápido e o atendimento prestado é mais indicado que o oferecido em delegacias e cadeias públicas. Na opinião do juiz Evandro Renato Pereira, titular da Vara da Infância e Juventude de Santos, a inauguração representa um salto de qualidade no serviço social prestado na cidade.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(M.C.)