Fundação CASA inaugura unidade em Sorocaba

A nova unidade localiza-se ao lado das CASAS Sorocaba I e II, no bairro de Aparecidinha

seg, 22/11/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Sorocaba contará com mais uma unidade da Fundação CASA, a CASA Sorocaba 4. No novo prédio, serão realizados o atendimento inicial (UAI) e a internação provisória (UIP). A inauguração acontece nesta quarta-feira, 24.

A cerimônia terá a presença da presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella. A nova unidade localiza-se ao lado das CASAS Sorocaba I e II, no bairro de Aparecidinha. O endereço é Avenida Dr. Antonio de Souza Neto, 200.

 “É a nossa 51ª unidade construída dentro do processo de descentralização”, afirma a presidente da CASA, Berenice Giannella. “Isso vai beneficiar os jovens de Sorocaba e da região, como as demais unidades da cidade, que serão atendidos próximos de suas famílias, o que facilita o processo de reinserção social realizado pela Fundação.”

Ao todo, com a nova unidade, serão abertas 24 vagas masculinas (16 para provisória e oito para atendimento inicial), que se somam a outras 24 de internação provisória que continuarão sendo oferecidas nas duas unidades já existentes no bairro. Ambas as medidas constam no processo de atendimento socioeducativo previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“A nova unidade ajudará a atender a demanda atual da região de Sorocaba”, afirma a diretora da Divisão Regional Metropolitana I, Magali Rainato. O órgão da Fundação CASA é responsável pelas unidades da região.

O atendimento inicial começa depois que o adolescente que cometeu ato infracional deixa a delegacia onde foi apreendido. O jovem fica no local por até 48 horas, para ser ouvido pelo Ministério Público e Poder Judiciário. A partir daí, ele pode ser direcionado para uma unidade de internação provisória. Nesta, por sua vez, o adolescente pode ficar internado por até 45 dias, enquanto aguarda a decisão da Justiça sobre a medida socioeducativa a que será submetido.

Na UAI, os adolescentes infratores de Sorocaba e região receberão atendimento de equipe multidisciplinar, formada por assistente social e educadores, além de ter suas necessidades básicas (alimentação, vestuário, entre outras) satisfeitas.

Na UIP, esse processo continua, agregado ao Programa de Educação e Cidadania (PEC), iniciativa que visa manter seu aprendizado escolar e conscientizar sobre temas de cidadania.

Da Fundação CASA