Fundação Casa inaugura unidade em Mirassol

A cerimônia contou com a presença da presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella

sex, 11/05/2007 - 20h35 | Do Portal do Governo

Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), inaugurou nesta sexta-feira, 11, o Casa Amanhecer, no município de Mirassol. A unidade foi construída na Estrada Vicinal MSS 393, Km 0+900.

A cerimônia de inauguração da obra contou com a presença da presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, autoridades locais e representantes da Organização Não Governamental Só Por Hoje, parceira no trabalho desenvolvido com os adolescentes.

A unidade tem capacidade máxima para atender 56 adolescentes da cidade e região – 40 em regime de internação e 16 em internação provisória. “Agora, os familiares dos internos poderão acompanhar de perto o trabalho que será desenvolvido pelo Estado na ressocialização dos seus filhos”, afirma Berenice Giannella. “A unidade representa um avanço na aplicação de medidas socioeducativas aos adolescentes de Mirassol e região.”

A unidade de Mirassol é a 15ª inaugurada no Interior do Estado com base no novo modelo de descentralização da Fundação Casa. Pelo modelo, as unidades são geridas em parceria com ONGs indicadas pelos municípios.

Nestas unidades, as ONGs cuidam dos atendimentos técnico, social e psicológico dos adolescentes. A Fundação fica responsável pela segurança dos internos e administração.

“O modelo é ideal porque a ONG faz parte da cidade e ajuda a integrar a comunidade aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos”, explica a presidente da Fundação Casa.

Além da segurança e administração da unidade, o Estado entra ainda com o fornecimento de professores da rede pública de ensino – os internos têm aulas diárias, como se estivessem numa escola.

Projeto As instalações físicas previstas pelo novo modelo também são diferenciadas. Com um projeto arquitetônico semelhante ao de uma escola, a unidade da Fundação Casa é composta por três pisos. No primeiro, salas de aula, refeitório e cursos profissionalizantes.

Já o segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes. O terceiro pavimento tem uma quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania