Fundação CASA inaugura unidade em Lorena

É a 50ª casa construída no processo de descentralização do atendimento a adolescente do Governo

qua, 01/09/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA inaugura nesta quarta-feira, 1, a unidade de Lorena, no interior de São Paulo. A casa foi construída com base no novo modelo de descentralização do atendimento aos adolescentes autores de atos infracionais. Agora, os jovens da cidade e região poderão ser atendidos próximos de suas residências.

A CASA Lorena será entregue pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme, e pela presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella. Também foram convidados para a solenidade de inauguração representantes do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, integrantes do Ministério Público e da sociedade civil.

Construída com base num novo modelo arquitetônico, a nova unidade tem capacidade máxima para 56 jovens (40 em internação e 16 em internação provisória).

“Nestas unidades pequenas, uma da vantagem é o atendimento individualizado que os jovens recebem. Isso um fator muito importante para recuperação deles”, destaca Berenice Giannella, presidente da CASA. “Com a descentralização e a redução da capacidade das unidades, os adolescentes estão sendo beneficiados por ficarem próximos de suas famílias”, completa.

Para o diretor da Divisão Regional do Vale do Paraíba, Élson Percídio Silvério, a inauguração de mais uma unidade representa melhor atendimento, sem precisar afastar o adolescente de sua família e da comunidade. “A Fundação CASA preza o modelo socioeducativo, do qual o jovem é o protagonista de sua historia. Esperamos trabalhar na ressocialização do adolescente em conjunto com toda a sociedade”, diz.

Arquitetura

Em termos arquitetônicos, a unidade parece uma escola. Ao todo, são três pavimentos. No primeiro, o térreo, há salas de educação, um refeitório e consultórios médico e odontológico. No segundo piso, ficam os quartos dos jovens. O terceiro pavimento conta com uma quadra poliesportiva e espaços para a visita de familiares.

Descentralização

Com a unidade de Lorena, sobe para 50 o número de unidades construídas pelo Governo do Estado dentro do processo de descentralização do atendimento. Nestas unidades, uma das vantagens é o atendimento individualizado que eles recebem. Um fator muito importante para recuperação dos jovens. Por conta deste processo, os índices de reincidência caíram de 29% (em 2006) para 12,8% (2010).

Da Fundação CASA