Fundação CASA inaugura nova unidade em Franca

Unidade tem capacidade para atender 26 adolescentes

sex, 27/08/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Para aprimorar o atendimento aos adolescentes autores de atos infracionais, a Fundação CASA inaugura nesta sexta-feira, 27, a unidade de atendimento inicial e internação provisória (UAI-UIP) no município de Franca, no Interior do Estado. O novo equipamento terá capacidade para atender 26 adolescentes. Serão dez vagas em atendimento inicial e 16 em internação provisória, da cidade e região.

Participarão da cerimônia, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme, e a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella.  “Com a inauguração desse espaço vamos poder dar um melhor atendimento aos adolescentes do município e da região. Eles vão ser recepcionados próximos de suas residências, o que facilitará o acompanhamento do Judiciário e da família”, diz Berenice Giannella.

No atendimento inicial, serão atendidos dez jovens – duas vagas para mulheres e oito para homens. Já no ambiente da internação provisória, as 16 vagas serão destinadas aos adolescentes do sexo masculino.

A nova unidade funcionará em gestão compartilhada com a ONG Pastoral do Menor. Ela será dirigida pela equipe que atualmente coordena a CASA Dom Helder Câmara – a atual unidade de internação em Franca. Com a UAI-UIP, a CASA Dom Helder passará a trabalhar apenas com jovens já sentenciados na medida de internação – atualmente, de suas 56 vagas, 16 são usadas para a internação provisória.

Descentralização

Com este espaço em Franca, sobe para 49 o número de unidades construídas pelo Governo do Estado dentro do processo de descentralização do atendimento. Nestas unidades, uma das vantagens é o atendimento individualizado que eles recebem – fator muito importante para recuperação dos jovens.

Por conta deste processo, os índices de reincidência caíram de 29% (em  2006) para 12,8% (2010).

Da Fundação CASA