Fundação Casa inaugura cinco unidades em Iaras e Cerqueira César

Processo de descentralização chega à marca de 22 casas; reincidência em novas unidades é de 3,21%, contra 29% da antiga Febem

qui, 05/07/2007 - 20h58 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, inauguram nesta sexta-feira, dia 6, cinco novas unidades de internação construídas dentro do novo modelo de descentralização do atendimento aos adolescentes no Estado de São Paulo.

As unidades vão funcionar em Iaras (duas) e Cerqueira César (três), na região administrativa de Sorocaba. Com as novas cinco casas, o número de estabelecimentos entregues no processo de descentralização chega à marca de 22 unidades, de um total de 57 previstas.

A cerimônia de entrega das cinco unidades vai acontecer às 11 horas, nas novas unidades de Iaras, na Estrada Vicinal Dr. Jair Campanati, Km 4.  Além do secretário Marrey e de Berenice Giannella, o evento contará com a presença de autoridades locais das duas cidades.

Cada uma das novas unidades tem capacidade para atender a 56 adolescentes da região – 40 em regime de internação e 16 em internação provisória. A novidade é que, das três unidades de Cerqueira César, uma será destinada ao público feminino.

“Agora, os familiares dos internos – e das internas, no caso de Cerqueira – poderão acompanhar de perto o trabalho que será desenvolvido pelo Estado na ressocialização dos seus filhos”, diz Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa.

Reincidência menor -As cinco unidades funcionarão com base no novo modelo de gestão adotado pela Fundação Casa. Para Berenice, os resultados colhidos até agora com as novas casas são expressivos. “A reincidência nas 17 unidades já existentes é de 3,21%”, diz a presidente. Na antiga Febem, 29% dos jovens voltavam a cometer atos infracionais – atualmente, o índice geral de reincidência nas 95 unidades da Fundação Casa é de 22%.

Pelo novo modelo, as unidades são geridas em parceria com ONGs indicadas pelos municípios. As organizações são responsáveis pelos atendimentos técnico, social e psicológico dos adolescentes.  A Fundação Casa arca com a segurança dos internos e administração do estabelecimento.

“O modelo é ideal porque as ONGs fazem parte da cidade e ajudam a integrar a comunidade aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos”, explica a presidente da Fundação Casa.

Além da segurança e administração da unidade, o Estado entra ainda com o fornecimento de professores da rede pública de ensino – os internos têm aulas diárias, como se estivessem numa escola da rede pública de ensino.

No caso de Iaras, as duas unidades serão geridas pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social (ASAS). Em Cerqueira, a entidade parceira será o Grupo de Apoio e Proteção ao Adolescente (Gapa).Projeto – As instalações físicas previstas pelo novo modelo também são diferenciadas. Com um projeto arquitetônico semelhante ao de uma escola, a unidade da Fundação CASA é composta por três pisos, sendo o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes.

O segundo piso conta com dez dormitórios – cada um com capacidade para quatro adolescentes. O terceiro pavimento tem uma quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Casa

(R.A.)