Fundação CASA inaugura 52ª unidade na região de São José do Rio Preto

Com vagas para 56 adolescentes, equipamento será gerenciado em parceria com a ong Só por Hoje

ter, 10/05/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA inaugura nesta terça-feira, 10, unidade de internação em Tanabi, na região de São José do Rio Preto. Com capacidade para atender 56 jovens, será a 52º centro socioeducativo construído pelo Governo do Estado dentro do processo de descentralização do atendimento. A inauguração acontece com a presença da presidente da CASA, Berenice Giannella, e da secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda.

Das 56 vagas, a CASA Tanabi terá 16 para jovens em internação provisória e internação sanção e 40 destinadas aos adolescentes sentenciados à medida de internação. “Esta unidade será importante dentro do esforço que estamos fazendo para que os  adolescentes sejam atendidos em seus municípios ou regiões de origem, próximos de suas famílias. Isso auxilia no trabalho de inserção social destes jovens”, diz Berenice Giannella.

A 52ª segunda unidade terá gestão compartilhada com a Comunidade Terapêutica Só por Hoje – organização não-governamental sem fins lucrativos que já atua com a Fundação CASA na gestão da unidade de Mirassol.

Pelo programa de gestão compartilhada, as entidades como a Só por Hoje fazem o atendimento técnico e educacional aos adolescentes, cabendo à Fundação CASA a direção e a segurança da unidade. No atendimento técnico, estão incluídos as oficinas de educação profissional, arte e cultura e esporte. Além disso, os jovens são obrigados a cursar o ensino formal, ministrados por professores da rede estadual.

“As parcerias com as organizações não-governamentais têm mostrado que a inclusão de jovens – seja no mercado de trabalho, seja em atividades educacionais – é facilitada”, afirma Berenice. “Isso porque as entidades escolhidas são das regiões onde instalamos as unidades.”

Da Fundação CASA