Fundação CASA firma protocolo com Governo de Quebec

Parceria visa troca de experiência no atendimento socioeducativo

qui, 05/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA e o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais da província de Quebec, no Canadá, vão assinar nesta quinta-feira, 5, protocolo de cooperação para trocar experiências no atendimento de adolescentes que cometeram atos infracionais.

A assinatura do protocolo reforça ainda mais uma parceria que começou em 2008 entre a fundação, o governo de Quebec e a Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret, de Ribeirão Preto. Por meio da parceria, já foram realizados dois seminários internacionais em Ribeirão Preto. Também foi implantado, na unidade de internação provisória que a Fundação mantém na cidade, o Modelo Integrado de Intervenção Diferencial (MIID). 

Esse modelo foi criado a partir de pesquisas acadêmicas canadenses da Universidade de Montreal e implantado pela primeira vez pelo Centro de Juventude La Monteregie, vinculado ao Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais de Quebec. A nova abordagem facilita o diagnóstico dos adolescentes que aguardam a indicação da medida socioeducativa adequada. Para capacitar os funcionários da Fundação CASA a atuar com base nesse modelo, os treinamentos são ministrados pela Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret .

A solenidade terá a presença da presidente da CASA, Berenice Giannella, do ministro das Relações Internacionais do Quebec, Pierre Arcand, do diretor do Escritório de Quebec em São Paulo, Rafael Sanches, do diretor geral do Centro de Juventude de La Monteregie, Camil Picard, e do presidente do Conselho Admnistrativo da entidade, Marc Rodieu. A ONG Santo Antonio Maria de Claret será representada pela professora doutora da USP Ruth Estevão, que articulou a parceria e a implantação do MIID.

Da Fundação CASA