Fundação CASA fecha parceria com o Museu do Café

Além de acesso à cultura, jovens poderão fazer um curso de capacitação de manuseio de máquinas de café expresso

sáb, 28/01/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os dois centros socioeducativos da Fundação CASA, de Praia Grande, realizaram parceria inédita com o Museu do Café, em Santos, com o objetivo principal de levar conhecimento histórico e cultural aos adolescentes.

A coordenadora técnica do museu, Marcela Rezek, disse que a proposta é fazer com que o museu não fique fechado em si e que possa mostrar para a sociedade e para os adolescentes todo o conhecimento histórico e artístico. “Iremos trabalhar a cultura para melhorar a vida desses jovens”, ressaltou.

Esta parceria também pretende oferecer oportunidades de capacitação. Alguns jovens participarão do programa Meu Espresso, no qual o Museu do Café oferece capacitação técnica no manuseio de máquinas de café expresso. O curso terá dinâmicas dentro dos centros socioeducativos e atividades práticas no próprio Museu em Santos. Serão abordados os seguintes conteúdos: família e variedade dos cafés, espécies de cafés, a colheita, tipos de secagem, categorias dos cafés, principais características da bebida, ponto de torra, moagem para cada modo de preparo, qualidade da água, preparação de café expresso e xícara perfeita.

O diretor dos centros, Roberto Tadeu Terriaga, acredita que a parceria é importante para abrir um novo leque de conhecimentos para os adolescentes, que não tem acesso a questões culturais do nosso país.

“O acervo de informações que o Museu do Café tem, é muito rico e pode ajudar na formação dos adolescentes, considerando que a parceria traz propostas para trabalhar as questões culturais, como também educação voltada para o trabalho, a exemplo do curso de manuseio de máquinas de café expresso”, ressaltou.

Museu do Café

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil.

Sediado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café tem como principais destaques telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café até 1957, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

Entre objetos e documentos que formam seu acervo, é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do País estão intimamente ligados. Fotografias, maquetes e painéis ajudam a contextualizar a chegada das primeiras mudas e sementes da planta ao Brasil, a profissionalização das plantações e da mão de obra e a chegada dos imigrantes japoneses e europeus para o trabalho nas lavouras. Uma história de riqueza e desenvolvimento impulsionada pela cafeicultura.

Da Fundação CASA