Fundação Casa faz convênios com ONGs ligadas à cultura

Centros considerados referência vão dispor de 100 arte-educadores

ter, 16/09/2008 - 8h10 | Do Portal do Governo

O ensino de arte e cultura aos adolescentes da Fundação Casa será feito por entidades especializadas, conforme assinatura de convênio firmado com três organizações não-governamentais (ONGs). Selecionadas por meio de edital público, as entidades garantirão às unidades a atuação de aproximadamente 100 arte-educadores. O objetivo principal é que a técnica de ensino alie-se ao conteúdo, de forma a contextualizar historicamente as várias manifestações culturais nacionais e internacionais.

“Precisávamos desse diferencial, por isso buscamos ONGs consideradas referência no setor de arte e cultura, competentes e com prestígio público”, explica o gerente de Arte e Cultura da Fundação Casa. Nas divisões regionais do Vale do Paraíba, litoral e Campinas, os trabalhos de arte e cultura serão desenvolvidos e aplicados pelo Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap). A Divisão Regional Metropolitana I (Franco da Rocha), a DRM III (Brás) e a DRM IV (Raposo Tavares) serão atendidas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). E a ONG Ação Educativa vai trabalhar com as Divisões Regionais Metropolitanas II e V (Vila Maria). O contrato é de um ano.

Segundo o gerente, os novos conveniados acrescentarão qualidade ao atendimento porque já desenvolvem ações na área da educação e cultura. “Levamos em conta que essas ONGs compartilham da mesma visão pedagógica da Fundação e vêm somar à nossa proposta para o atendimento socioeducativo de modo geral”. Para firmar ainda mais o direcionamento dos trabalhos desenvolvidos, a Fundação e as conveniadas vão oferecer aos arte-educadores acompanhamento de especialistas, seja nas áreas seja nas capacitações. “Eles terão qualificação continuada já prevista e amparada pelo convênio”, diz o gerente.

Da Fundação Casa

(M.C.)