Fundação Casa entrega 24ª unidade em Franca

Local tem capacidade para atender 40 jovens em regime de internação

sáb, 15/09/2007 - 17h50 | Do Portal do Governo

O município de Franca recebeu na sexta-feira, 14, a 24ª unidade inaugurada dentro do novo programa de descentra- lização do atendimento aos adolescentes desen- volvido pela Fundação Casa. Esta é a terceira casa gerida em parceria com a Pastoral do Menor. A entidade co-administra outras duas em Sorocaba.

“Quando víamos o Governo trabalhando com esta situação, eu, como representante de 47 dioceses, me perguntava qual é o papel da Igreja”, afirmou o padre Ovídio José Alves de Andrade, coordenador da Pastoral do Menor no Estado. “Por isso tomamos a iniciativa e procuramos a Fundação Casa para fazer esta parceria e tenho certeza que vamos ajudar estes jovens a conseguir voltar para o seio de suas famílias e à sociedade de uma forma mais digna”, ressaltou.

“As unidades menores são o caminho forte para se trabalhar a ressocialização dos jovens”, afirmou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey. “Hoje é um dia que marca a mudança no atendimento socioeducativo dos jovens de Franca”, completou.

A inauguração da unidade contou com cerca de 350 pessoas, entre autoridades, membros da comunidade e da sociedade civil. O prefeito de Franca, Sidnei Franco da Rocha, defendeu o modelo do Governo do Estado ao discursar na solenidade.

“Tenho orgulho de trazer para Franca uma unidade modelo da Fundação Casa”, frisou Franco da Rocha. “Vamos reeducar estes adolescentes que são jovens da nossa cidade”.

A unidade vai funcionar na Avenida Doutor Sidnei Romeu de Andrade, s/nº, no bairro de Jardim Marambaia, em Franca. Levará o nome de Dom Hélder Câmara – cardeal que se notabilizou pela defesa dos direitos humanos no País na segunda metade do século 20.

“Com a unidade, os adolescentes de Franca e região poderão ser atendidos próximos de suas famílias, o que facilitará o processo de reeducação”, disse a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella. “A unidade representa um avanço na aplicação de medidas socioeducativas”.

Para Berenice, os resultados conquistados com o novo método são positivos. “A reincidência nestas novas unidades é de apenas 3,21%”, diz a presidente. Na antiga Febem, segundo pesquisa realizada em 2006, 29% dos jovens voltavam a cometer atos infracionais.

A nova unidade tem capacidade para 56 adolescentes – 40 no regime de internação e 16 em internação provisória. Será gerenciada em parceria com a ONG Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca.

A entidade ficará responsável pelo trabalho técnico, psicológico e pedagógico desenvolvido com os adolescentes. Pelo convênio firmado para a gestão compartilhada da nova unidade, a Fundação Casa fica responsável pela segurança dos jovens e direção do estabelecimento.

Modelo novo

A ONG Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca atuará com o Modelo Pedagógico Contextualizado. O sistema consiste em cinco etapas: Pré-acolhida, Acolhida, Confrontação, Projeto de Vida e República. Conforme a evolução de comportamento do adolescente, ele vai avançando em cada etapa e obtendo benefícios.

Na última etapa, o adolescente será encaminhado para uma unidade separada de 20 jovens, chamada de República. Na República, ele poderá fazer atividades externas durante o dia, usando a casa para dormir e praticar atividades.

Com um projeto arquitetônico semelhante ao de uma escola, a unidade da Fundação Casa é composta por três pisos, sendo o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes.

O segundo piso conta com 14 dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes. Os dormitórios da ala de internação (40 vagas) são separados dos da internação provisória (16 vagas) O terceiro pavimento tem uma quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol. A nova unidade será dirigida pela assistente social Rosângela Cristina Fernandes.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania