Fundação CASA e Bem Querer colocam 13 adolescentes no mercado de trabalho

Jovens têm emprego garantido, salário de R$ 1 mil reais por mês e benefícios

sex, 23/09/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA, em parceria com a ONG Bem Querer, está capacitando adolescentes em cursos profissionalizantes para serem inseridos no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira, 23, às 14h, acontecerá a formatura de 13 adolescentes que cumpriram e cumprem medida socioeducativa nas unidades da Divisão Regional Metropolitana V (Vila Maria), da Fundação CASA, no curso de Instalador de Hidráulica. Além de receber o certificado de conclusão do curso, eles também vão assinar contrato de trabalho com o empregador.

Berenice Giannella, presidente da Fundação CASA, acredita que os cursos oferecidos pela Instituição por meio das parcerias contribuem para a vida profissional dos adolescentes, que podem ser aproveitados no mercado de trabalho. “Hoje, a Fundação CASA disponibiliza a eles mais de 60 cursos de educação profissional em várias áreas. Com o aprendizado, passam a enxergar sua capacidade, habilidade e competência para o trabalho”, aponta a presidente.

Os adolescentes são dos centros socioeducativos Bela Vista, Vila Guilherme, Itaquaquecetuba I e II, Paulista e Ouro Preto. “As empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados. Esta é a preocupação que têm todos os servidores que atuam nesta Divisão Regional. Procuramos oferecer uma boa qualificação profissional aos jovens para serem aceitos no mercado de trabalho”, destacou o diretor regional da Vila Maria, Sergio de Oliveira.

Curso de Instalador de Hidráulica

O curso de Instalador de Hidráulica faz parte do Projeto Construtores do Amanhã da ONG Bem Querer Assistência Social. Há dois anos foi selada uma parceria entre a Divisão Regional Vila Maria (Fundação CASA) e a Bem Querer, que conta com apoio de empresas privadas. Duas outras turmas já se formaram. Cerca de 40 jovens foram qualificados e já estão trabalhando. Vinte deles, acompanhados mensalmente pela ONG.

O curso tem a duração de 110 horas aulas, em média dois meses. É ministrado dentro da Fundação CASA. Os professores são engenheiros e arquitetos da ONG. Durante o ensinamento, na parte teórica, os alunos aprendem a linguagem usada pelos instaladores no canteiro de obra: tubo, em vez de cano, e adesivo, no lugar de cola. E o principal de todos, ler projetos e trabalhar com escalas.

Na prática, os alunos do curso já fazem a montagem de toda a parte hidráulica, soldam tubos de diferentes tamanhos, entre outras atividades. Os jovens trabalhadores são contratados por uma empresa parceira com carteira assinada, salário médio de R$ 1 mil reais por mês e todos os benefícios conforme determina a consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Como qualquer trabalhador comum, eles também terão de cumprir três meses de experiência.

Para a presidente da ONG Bem Querer, Odilene Aniteli, os adolescentes que passam pelo Projeto Construtores do Futuro chegam ao canteiro de obra com um grande diferencial em relação aos outros. “Eles já chegam sabendo ler projetos e escalas, fazer toda parte de esgoto, soldagem de tubos e instalação hidráulica de banheiro”, diz.

Serviço

Formatura de jovens da Fundação Casa
Local: Espaço Ebenezer
Endereço: Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, 450, Vila Maria.
Data: 23 de setembro (sexta-feira)
Horário: 14h

Da Fundação Casa