Fundação CASA divulga calendário pedagógico

Meta é trabalhar áreas da Educação de maneira integrada

ter, 17/01/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

Shows, cursos profissionais, torneios desportivos e uma série de outras atividades estão programados para 2012 nas áreas de educação profissional, escolas, esportes e arte e cultura. É o que mostra ocalendário da Superintendência Pedagógica, que será aplicado nos próximos 12 meses nos centros socioeducativos da Fundação CASA.

O cronograma de atividades engloba a Olimpíada da CASA, mais de 70 cursos de qualificação profissional básica, festivais de música e cultura e, claro, as aulas do ensino formal.

“Todos os nossos adolescentes têm acesso a estas atividades, pois trabalhamos com o conceito de atender 100% dos jovens em cada uma destas áreas”, afirma a superintendente pedagógica Marisa Fortunato. “Eles têm pelo menos dois cursos de educação profissional a cada dois meses, sem contar a escola e as oficinas de esporte e arte e cultura”.

A Superintendência está dividida em quatro gerências. A Escolar (GESC) responde pelo acompanhamento dos professores da rede estadual de ensino que dão aulas nas unidades da CASA. A Gerência de Educação Profissional (GEP) coordena mais de 70 cursos voltados à qualificação básica – divididos em oito grupos de tipos de ocupação.

A de Esportes e Educação Física (GEFESP) trabalha, por meio do ensino das modalidades e das competições, a formação de valores. E a Gerência de Arte (GAC) e Cultura procura, a partir de uma série de oficinas – de música, teatro, dança, artes visuais, dentro outras manifestações -, ampliar a formação dos jovens para a sensibilidade estética.

“Nós, na Fundação CASA, procuramos ver a educação na medida socioecucativa de uma forma ampla, para que consigamos formar cidadãos autônomos e aptos para viver uma vida plena”, explica Marisa.

Volta às aulas

Voltando ao calendário, a superintendente anuncia que na segunda, 16, recomeçou, após uma extensa programação de férias, os cursos de educação profissional nos centros socioeducativos da CASA.

Em fevereiro, também será retomado o ano letivo, com aulas diárias. “Nós aplicamos, na Fundação, um trabalho de revitalização da trajetória escolar, porque os meninos chegam com uma defesagem escolar significativa”.

Este trabalho, apesar de difícil, tem rendido frutos. No ano passado, 111 jovens prestaram o Enem – e isso apesar de entrarem na Fundação com defasagem escolar.

O lado lúdico

Mas nem só de aulas formais se faz Pedagogia em medida socioeducativa. As oficinas de Arte e Cultura estão entre as atividades prediletas dos adolescentes.

O que os jovens aprendem nas unidades podem manifestar para o público. “Neste ano, em abril, teremos as etapas do IV Festival de Música”, diz Marisa. As etapas acontecem nos dias 17 e 18 e 24 e 25 daquele mês.

A IV Mostra de Teatro está programa para junho. E, no segundo semestre , haverá mais um Encontrão do Projeto Guri – o programa ensina música em 59 pólos (centros) da CASA há mais de 15 anos. O encontrão acontece em setembro em várias cidades de São Paulo.

O calendário ainda conta com uma gama de 11 eventos, dos quais a Olimpíada da CASA é o principal. Sempre com o objetivo de trabalhar valores com as modalidades. “A ideia, com o calendário, é trabalhar um conceito integrado de educação”, explica Marisa.

Veja o calendário completo.

Da Fundação CASA