Fundação CASA divulga calendário esportivo de 2012

Haverá 11 competições envolvendo os adolescentes de todo o Estado de São Paulo

qua, 04/01/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

A prática esportiva é de extrema importância para o exercício da cidadania e para a inclusão social dos jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA. Apostando no reconhecimento do esporte como um canal de socialização e recheado de atividades, a Gerência de Educação Física e Esporte da CASA divulga o calendário esportivo de 2012 da instituição.

O calendário anual terá futebol, futsal, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, Olimpíada CIP Brás (competição disputada por jovens dos Centro de Internação Provisória), Dia do Agito, Dia do Desafio, xadrez e VII Olimpíada da CASA. “As atividades esportivas começarão com uma programação especial para o período de férias em janeiro: gincanas, recreações, atividades esportivas internas, passeios e jogos cooperativos”, confirma Carlos Alberto Robles, gerente de esporte.

Neste ano, seguindo o calendário unificado da Superintendência Pedagógica, as modalidades esportivas serão desenvolvidas trimestralmente. Após atividades de férias, a primeira competição que será disputa é a oitava Copa CASA de Futebol, em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Nesta edição, a forma de disputa será dividida em três fases: regional, estadual e preliminar do Paulistão 2012.

“A copa de futebol é a mais esperado pelos jovens”, conta o ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira Zé Maria, que coordena o projeto de futebol na Fundação CASA. “O torneio de futebol é visto por eles (jovens) como a realização de um sonho”, diz o Super Zé. “Cria-se uma perspectiva especial, uma vez que os jogos acontecem nas preliminares do Campeonato Paulista, que serve como uma vitrine para os destaques da competição”.

Para a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, a maior vitória, entretanto, acontece fora dos gramados. “Eles vivem e aprendem valores com o esporte”, diz.

Segundo a presidente, além da atividade física, a filosofia esportiva representa uma oportunidade para os jovens refletirem sobre o sentido das vitórias e derrotas, para aprender a lidar com as frustrações. “Não há esporte sem regras e assimilar seus princípios é entender por que elas existem, o que conduz a um exercício de cidadania”.

Dando continuidade ao calendário, acontecerá no início do mês de março o IX Torneio Estadual de Xadrez, no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na capital. Em seguida, a Gerência de Esporte promoverá quatro eventos desportivos, sedo dois pela Fundação e dois em parcerias com entidades: o V Torneio de Voleibol, o III Torneio Estadual de Tênis, o Agita Mundo (Celafisc) e o Dia do Desafio (Sesc).

Na sequência, serão realizadas nos meses de julho, agosto e setembro três competições: a de futsal, a de basquetebol e a Olimpíada CIP Brás. A organização dos festivais de futsal e basquetebol ficará sob a responsabilidade das Divisões Regionais, tendo a supervisão da Gerência de Esporte. Automaticamente, os centros vencedores das fases regionais classificam-se para VII Olimpíada da Casa.

As competições não param por aí. Em outubro e novembro, acontecerão Festival de Handebol e a VII Olimpíada da Casa. Os jogos olímpicos é maior evento esportivo envolvendo jovens infratores do mundo e sempre contou com a participação de mais de 1.000 atletas de todos os centros socioeducativos do Estado.

Segundo Carlos Alberto Robles, o esporte aliado à educação é uma poderosa ferramenta na área da proteção social e no regaste da autoestima dos jovens. “Quando estão praticando alguma modalidade esportiva eles mantêm-se ocupados com atividades prazerosas”, diz o gerente. “Com isso, inegavelmente, o esporte, aliado a outras áreas pedagógicas – ensino formal, arte e cultura e educação profissional -, fortalece o processo socioeducativo dos adolescentes”.

Da Fundação CASA