Fundação CASA divulga arquivos da década de 30

CPDoc da entidade possui acervo com mais de 600 mil pastas e prontuários sobre adolescentes

seg, 09/01/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

O perfil dos adolescentes em conflito com a lei do final da década de 30 mudou em relação aos jovens em medida socioeducativa no século XXI? No Centro de Pesquisa e Documentação (CPDoc), da Escola de Formação e Capacitação Profissional (EFCP) da Fundação CASA, o pesquisador pode encontrar as respostas para essa e outras questões sobre a juventude brasileira.

O CPDoc é um espaço, aberto ao público, que preserva a memória sobre a infância e a adolescência do País. É uma referência para pesquisa histórica em diferentes áreas, devido à sua vasta documentação, obtida por meio e doação, permuta, recolhimento, depósito e custódia.

O Centro possui arquivo com mais de 600 mil pastas e prontuários de jovens assistidos, abandonados e/ou em conflito com a lei desde 1937, época anterior à existência da própria Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem-SP).

O acervo apresenta ainda documentos institucionais – relatórios, projetos, plantas, dentre outros -, livros técnicos (geralmente voltados para a formação dos funcionários da Fundação CASA), periódicos – revistas e jornais – e acervo fotográfico com cerca de 1.000 imagens em fase de catalogação.

Todo material está disponível ao público, uma vez que a função do CPDoc é fomentar e oferecer subsídios tanto à pesquisa acadêmica – iniciação científica, pós-graduação latu sensu ou strictu sensu e aperfeiçoamento – quanto à sociedade.

“Queremos fomentar o intercâmbio entre os pesquisadores das mais diversas
instituições de ensino e áreas do conhecimento”, explica a diretora da EFCP, Monica Braga Cukiekorn. “Assim, podemos estimular o debate acadêmico e a produção de trabalhos científicos sobre os adolescentes brasileiros”.

Para acessar os conteúdos, basta agendar um horário com a equipe pelo telefone (11) 2618-3498 ou pelo e-mail cpdoc@fundacaocasa.sp.gov.br. O
horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Da Fundação CASA