Fundação CASA de Mirassol promove palestra para professores

Objetivo foi mostrar como ajudar jovens que têm déficit de atenção e hiperatividade

qua, 05/08/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

Os professores do ensino formal da Fundação CASA de Mirassol participaram no dia 28 de julho, de uma palestra sobre dois problemas cada vez mais comuns entre os adolescentes: o transtorno de déficit de atenção e a hiperatividade. 

 “Muitos jovens apresentam dificuldades escolares, como analfabetismo, trocas ortográficas e outras dificuldades específicas de aritmética”, afirmou Kelly Cristina Martins, psicopedagoga responsável pela avaliação polidimensional na unidade e da Comunidade Terapêutica Só Por Hoje – que coordena em parceria com a Fundação CASA a unidade de Mirassol.

Segundo a psicopedagoga, é fundamental orientar os professores sobre as melhores maneiras para ajudar os jovens que sofrem desses transtornos. “Procuramos dar uma atenção especial à escolarização dos adolescentes, pois todas as demais habilidades e características pessoais a serem desenvolvidas ao longo da medida socioeducativa dependem direta ou indiretamente da evolução da aprendizagem escolar”, lembrou Kelly.

Quando algum problema é detectado, além de serem encaminhados para atendimentos de especialidades na rede pública de saúde, os jovens são inseridos em programas de reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática fora do horário escolar.

!É importante que os adolescentes aprendam a lidar com as suas dificuldades e desenvolvam mecanismos para superá-las. Isso garante melhores perspectivas de vida. E, nós, como educadores, devemos mostrar-lhes esse caminho”, ressaltou a psicopedagoga.

Da Fundação Casa