Fundação CASA de Limeira elabora cruzadinha para conscientizar sobre COVID-19

Atividade foi elaborada com base em um conteúdo divulgado pelo Governo de São Paulo para orientar a população do Estado

dom, 05/04/2020 - 15h37 | Do Portal do Governo

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Morro Azul, em Limeira, participaram nesta terça-feira (31) de um desafio com foco na prevenção ao novo coronavírus, causador da doença COVID-19.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A atividade consistiu em uma palavra cruzada cujas perguntas foram elaboradas com base nos materiais impressos divulgados pelo Governo do Estado para orientar a população sobre como se prevenir contra a enfermidade.

O jogo foi elaborado em conjunto pela dupla do psicossocial do centro, formada pela psicóloga Marilene Pereira Barbosa Soares, e pela assistente social, Patrícia Helena Viera da Silva. Para responder as perguntas e completar os espaços em branco, os jovens também se utilizaram dos folders, unindo, assim, informação e distração.

De acordo com a diretora do CASA Morro Azul, Juliana Reis Furlanetto, as equipes do centro realizam um amplo trabalho de conscientização. “Além do psicossocial, os setores pedagógico e de enfermagem também trouxeram muitas informações para os jovens, como documentários e reportagens”, comenta.

Reflexões

A gestora explica ainda que todo esse material acabou gerando reflexões profundas nos adolescentes. “Muitos entenderam que é um momento histórico, que eles poderão compartilhar como experiência no futuro. Eles demonstraram até mesmo preocupação com moradores de rua e com a economia”, destaca.

A diretora explica ainda que o trabalho realizado em conjunto pelos servidores oferece até mesmo mais segurança para os adolescentes. “Inclusive, eles consolam as famílias no telefone, pois dizem que na Fundação CASA se sentem protegidos e que quem está lá fora devem se cuidar mais”, conclui.

DownloadDivulgação/Fundação CASA