Fundação CASA Caraguatatuba e Caixa Econômica firmam acordo

Parceria permite emissão de CPFs sem custos para adolescentes

sex, 20/11/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A unidade da Fundação CASA em Caraguatatuba firmou uma parceria inédita com a Caixa Econômica Federal do município. Por meio do acordo, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa poderão fazer o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) sem a necessidade do pagamento da taxa de emissão do documento.

De acordo com o diretor da CASA Caraguá, Paulo Luiz Borges, agora, para requisitar os CPFs, basta que seja enviado à CEF uma lista com os nomes dos jovens da unidade para que o cadastro seja feito.

Um dos benefícios imediatos desta parceria é a possibilidade dos jovens participarem do Exame Nacional de Certificação por Competência para Jovens e Adultos (ENCEJA), que será realizado em 17 de janeiro de 2010.

“É uma forma de resgatar a identidade e a dignidade dos adolescentes em  cumprimento de medidas socioeducativas.  Pois com o CPF eles vão poder   participar  do  ENEM,  tirar outros documentos. Enfim, o CPF é necessário  para quase tudo neste país”, diz o diretor da unidade.

Borges ressalta que esta parceria “é uma forma de resgate social que leva à inserção social”. “É um complemento do nosso trabalho na Fundação, que hoje  prima  por  parcerias com a sociedade civil e com os atores da comunidade no sentido de garantir a reinclusão dos adolescentes.”

Da Fundação CASA