Fundação CASA busca reflexão com festival de samba

Cem adolescentes vão se apresentar em Botucatu; quase cinqüenta músicas foram classificadas para as semifinais

seg, 03/05/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e funcionários das unidades da região de Ribeirão Preto preparam-se para a 1ª etapa das Semifinais do Festival de Samba da Fundação CASA, nesta segunda-feira, 3, em Botucatu.

A gerência de Arte e Cultura da instituição, que organiza o evento, escolheu a frase “Samba é arte e cultura, Samba é brasilidade” como tema para nortear os adolescentes na escrita, na composição das músicas e na reflexão sobre esse estilo tão presente na cultura brasileira.

O Festival de Samba da CASA vai ter quatro Semifinais que ao todo classificam 15 músicas para a Final, prevista para acontecer na segunda quinzena de maio. Em Botucatu, grupos de jovens de unidades da Divisão Regional Norte (Ribeirão Preto e região) e da CASA Irapuru da Divisão Regional Oeste vão concorrer aos primeiros lugares.

A novidade deste ano ficou por conta da participação de funcionários nos grupos de samba formados nas unidades. “Os funcionários puderam completar os conjuntos. Eles só não podem ser os cantores principais”, explicou o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Guilherme Astolfi.

Raízes e reflexão

Em 2010, o Comitê Institucional Quesito Cor participou ativamente da concepção e organização do Festival de Samba. A presidente do Comitê, Penha Lúcia Valério, ressaltou “a importância da reflexão sobre a questão étnico-racial por meio do samba, que é uma manifestação cultural muito forte na cultura e na formação da sociedade brasileira”.

Ela acrescentou, também, que os funcionários das Divisões e unidades da Fundação CASA foram orientados a trabalhar os temas inerentes às discussões sobre as questões raciais, o preconceito e as experiências de vida dos adolescentes.

Da Fundação CASA