Fundação CASA Araçatuba comemora dia da Consciência Negra

Adolescentes participarão de diversas atividades que visam a valorização das raças e pluralidade cultural

ter, 16/11/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 30 jovens que cumprem medida socioeducativa na unidade da Fundação CASA Araçatuba participarão de uma série de atividades especialmente desenvolvidas em comemoraão ao dia da Consciência Negra. O evento será realizado na quinta-feira, 18, na própria unidade.

A programação inclui apresentação de uma peça teatral produzida pelos adolescentes. A temática envolve questões de valorização da identidade negra e da cultura afro-descendente. O nome da peça é “Patrimônio cultural da história dos negros no Brasil”.

A proposta de levar as aulas de interpretação para dentro da unidade é uma parceria dos professores da escola formal com os agentes educacionais do projeto Guri. O coordenador de teatro na unidade, Felipe Talon Mendes, ressalta a importância das atividades artísticas na formação dos adolescentes. “O teatro é mágico. A arte de interpretar proporciona desenvoltura, raciocínio e estimula o trabalho em equipe”.

Também em parceira com os docentes haverá um desfile em que os adolescentes se tornarão os modelos. A proposta é prestigiar a beleza negra. Foram produzidos, para ilustrar a CASA Araçatuba, cartazes, banners e textos.

A diretora da unidade, Claudia Regina Mendonça, acredita que o dia da Consciência Negra conseguirá promover a construção da cidadania, além de servir como um instrumento de ressocialização. “Nós acreditamos no potencial dos jovens. As atividades que propiciam educação e cultura são sempre bem-vindas dentro da nossa unidade”.

Proposta

As atividades voltadas às questões étnicas-raciais são coordenadas pelo Comitê Institucional Quesito Cor. Criado em 2006, o Quesito Cor é responsável por promover a discussão sobre a integração racial dentro da Fundação. “A criação do Quesito Cor trouxe qualidade no desenvolvimento das políticas públicas dentro da Fundação CASA”, disse Penha Lúcia Valério Ramos, coordenadora do comitê.

Da Fundação CASA