Fundação Casa abre mais 40 vagas em semiliberdade

Atualmente,a instituição conta com 26 unidades desse tipo no Estado de São Paulo

ter, 29/01/2008 - 10h03 | Do Portal do Governo

A inauguração das unidades, que contará com a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, faz parte do programa de descentralização do Governo do Estado para o atendimento aos adolescentes.

Atualmente, a Casa conta com 26 unidades de semiliberdade no Estado de São Paulo, num total de 534 vagas. Dessas, 18 estão na Capital e o restante, em cidades do Interior. Só com a inauguração das duas unidades, haverá uma ampliação de 7% do total de vagas.

Definida de forma simplificada como um meio termo entre a medida de internação e a medida de liberdade assistida, a semiliberdade funciona dentro de casas comunitárias, com capacidade máxima para 20 vagas, onde os adolescentes têm o compromisso (estabelecido pela Justiça) de estudar, trabalhar e freqüentar cursos, durante o dia, e dormir no local à noite.

Nessas casas, os adolescentes contam com serviços de assistência social, psicológica e pedagógica, além de três refeições diárias (café-da-manhã, almoço e jantar). Todo trabalho é acompanhado e avaliado por especialistas e representantes do Poder Judiciário.

Batatais

Em Batatais, a inauguração aconteceu na segunda-feira (28). A unidade funcionará na rua José Augusto Fernandes, 261, no bairro Vila Maria, e será gerenciada em parceria com o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente de Batatais.

Araraquara

Em Araraquara, a inauguração da unidade – localizada na rua Imaculada Conceição, s/n°, Jardim Yamada – acontece nesta terça-feira, às 15 horas.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania