Funcionários do Poupatempo usam linguagem dos sinais para dar boas vindas aos cidadãos

Ação acontece nesta sexta-feira na unidade de São José do Rio Preto

sex, 06/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 6, os funcionários do Poupatempo de São José do Rio Preto vão dar boas vindas aos cidadãos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada para comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é divulgar para a população que o posto, assim como todas as unidades do Programa Poupatempo, está apto a realizar este tipo de atendimento. A ação teve início na quinta-feira, 5, e serve também como um treinamento prático dos funcionários que estão passando por treinamento da linguagem dos sinais. 

Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a deficiência auditiva, caracterizada pela incapacidade ou dificuldade permanente de ouvir, atinge mais de 5,7 milhões de brasileiros. Somente no estado de São Paulo, são mais de 984 mil. Por isso, o atendimento em Libras é um direito garantido aos cidadãos usuários do Poupatempo São José do Rio Preto. Há pouco mais de dois meses, uma equipe de dez funcionários participa de um curso completo de capacitação na Linguagem Gestual. 

O curso 

O curso de Libras foi iniciado em agosto em uma escola especializada. Os funcionários participantes estão divididos em duas turmas e frequentam as aulas uma vez por semana. O treinamento tem duração de 18 meses e é ministrado por duas professoras: a ouvinte, que ensina as regras gramaticais e a deficiente auditiva, que ensina a linguagem coloquial. 

O curso vai além da teoria. O posto, que recebe uma média de dois cidadãos surdos por dia, é o laboratório para que os alunos coloquem em prática o aprendizado. “Hoje, com pouco mais de dois meses de curso, os atendentes já conseguem realizar o atendimento ao deficiente auditivo com tranquilidade”, explica a coordenadora de atendimento do posto, Lívia Gutierrez. 

Após a conclusão do curso, a ideia é fazer com que os funcionários capacitados se tornem multiplicadores em treinamentos básicos em Libras, que serão realizados no próprio posto.

Do Poupatempo