Funcionários do PAT que integram Time do Emprego são treinados

O programa da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho recolocou mais de 70% dos participantes no mercado de trabalho

sex, 15/02/2008 - 14h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo está capacitando funcionários de 14 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), que vão integrar ao programa Time do Emprego. Eles serão os “facilitadores” no projeto que tem por objetivo principal resgatar a auto-estima do trabalhador desempregado e prepará-lo para retornar ao mercado. O Time também proporciona uma reflexão sobre as experiências profissionais anteriores, de forma que o participante possa reconhecer suas próprias habilidades e atributos. A capacitação teve início no dia 11 e vai até o dia 22 de fevereiro.

O Time do Emprego é resultado da adaptação de uma tecnologia transferida do Canadá, por meio de um convênio realizado em 2001, que visa preparar o desempregado para voltar ao mercado de trabalho. “A proposta do Programa é identificar, dentro do cadastro dos PATs, as pessoas que têm dificuldade em encontrar uma vaga no mercado de trabalho, e auxiliá-las a fazerem as escolhas corretas e atingirem suas metas de busca de emprego, através da valorização de habilidades adquiridas em experiências anteriores, tanto profissionais quanto da vida, que o participante pode nem saber que tem, e do resgate da auto-estima.”, afirma Vânia Gomes Soares, responsável pelo programa.

Segundo Vânia, a meta do programa para esse ano é orientar aproximadamente 2 mil trabalhadores. Desde 2001, a recolocação no mercado de trabalho de participantes do Time do Emprego foi de 70%, em média. Como funciona – Nos PATs os facilitadores trabalham com grupos de no máximo 25 pessoas. São 16 encontros em que os participantes são orientados sobre como se comportar adequadamente em entrevistas de emprego; preparados para testes psicológicos e para provas específicas como matemática e redação. Eles também recebem treinamento sobre como escolher o emprego que seja condizente com suas experiências profissionais; sugestões de como se expressar se forem convocados para disputar uma vaga e aprendem a elaborar um currículo.

Nesta primeira fase de treinamento, os Postos de Atendimentos ao Trabalhador que terão equipes do Time do Emprego são os das regiões Sul e Leste da Grande São Paulo, e das regionais de Piracicaba, Barretos, Sorocaba, Campinas e Litoral. Ao todo 14 cidades serão beneficiadas.

Histórico – Desde sua implantação (2001), o programa Time do Emprego já criou 216 equipes e orientou 5.440 pessoas (1.998 homens e 3.442 mulheres) – com cerca de 70% de aproveitamento.

Cidades com o Time do Emprego:

Colinas

Bragança Paulista

Caraguatatuba

Mogi das Cruzes

Mauá

Rio Grande da Serra

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

Leme

Limeira

Piracicaba

Rio Claro

Boituva

Pilar do Sul

Capacitação:

Início: 11 de fevereiro

Termino: 22 de fevereiro

Local: San Raphael Hotel

End.: Largo do Arouche, 150 – Centro São Paulo

Horário: 9 às 17h30 –

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

(I.P.)