Funcionários discutem proposta de atendimento diferenciada na Fundação CASA

Cerca de 60 pessoas participaram da reunião, que aconteceu nesta segunda, 16

seg, 17/09/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 60 profisionais da Fundação CASA estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, no edifício-sede da instituição, para uma apresentação sobre o Modelo Pedagógico Contextualizado. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada, que consiste na evolução do comportamento de cada adolescente internado.

O evento foi conduzido pelo assessor da Presidência Gerardo Mondragón, que explicou aos funcionários presentes – a maioria deles, encarregados técnicos das Divisões Regionais – sobre as diretrizes que norteiam o projeto, desenvolvido com sucesso na Colômbia e adotado em unidades da Fundação CASA em Sorocaba e Franca.

O método consiste em cinco etapas, às quais o adolescente tem que evoluir durante o período de internação. Na última etapa, ele é encaminhado para uma unidade separada de 20 jovens, chamada de República. Na República, ele pode fazer atividades externas durante o dia, usando a casa para dormir e praticar atividades.

De acordo com a diretora técnica da CASA, Maria Eli Bruno, o objetivo da atual gestão é trazer esse método gradativamente para todas as unidades da Fundação, a exemplo do que já acontece nas unidades de Sorocaba e Franca. Ambas são gerenciadas em parceria com a Pastoral do Menor.

“Temos a necessidade de definir um modelo único de atenção para toda a Instituição”, explicou a diretora-técnica da CASA, Maria Eli Bruno. No entanto, ela esclarece que, se implantado, o programa será adaptado especificamente para a realidade de cada unidade de internação.

Ainda de acordo com Eli, o evento foi uma preparação para um curso de capacitação que será realizado na segunda quinzena do mês de outubro e deve contar com a participação de funcionários das divisões regionais da CASA e das superintedências Pedagógica, de Saúde e de Segurança.