Funcionários das Santas Casas terão pós-graduação grátis

Anote a programação dos dias 22 e 23 em Marília e Campinas

seg, 18/08/2008 - 8h56 | Do Portal do Governo

O governo paulista irá oferecer a partir deste mês um curso de pós-graduação gratuito voltado exclusivamente aos funcionários com nível superior que atuam em santas casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo.

O Curso de Especialização em Administração Hospitalar é fruto de uma parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia.

Com 18 meses de duração, o curso irá beneficiar 167 profissionais de nível superior que trabalham nas santas casas. As primeiras aulas acontecem nesta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16, nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto.  Nos dias 22 e 23 de agosto serão iniciadas as turmas dos outros dois municípios que abrigarão a especialização: Campinas e Marília.

O projeto inicial previa 120 vagas, mas a procura superou as expectativas.O objetivo da especialização é capacitar os profissionais dos hospitais filantrópicos no gerenciamento de serviços de saúde, marketing, informação, recursos humanos, serviços operacionais e de apoio, atendimento direto ao paciente, suprimentos, custos, legislação, além de gestão financeira e orçamentária.

Serão 15 módulos focados em gestão hospitalar, além de metodologia científica, seminários e orientação para monografia.

Os custos do novo curso ficarão por conta da Secretaria de Estado da Saúde, que irá supervisionar o conteúdo programático e o cumprimento da carga horária de 360 horas pelos alunos. O investimento, de R$ 1 milhão, também inclui a transmissão de aulas por videconferência para médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e funcionários administrativos em nove hospitais beneficentes do Estado e na própria Fehosp.

“As santas casas e entidades filantrópicas respondem por quase 60% das internações realizadas pelo SUS em São Paulo. É importante que os profissionais dessas instituições estejam capacitados e preparados para realizar uma administração profissional e competente, em benefício de todos os paulistas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Aulas inaugurais

Regional Marília

Data: 22 de agosto – Horário: 19h

Local: Irm. Santa Casa de Misericórdia de Marília

Avenida Vicente Ferreira, 828 – Bairro Cascata

Regional Campinas

Data: 23 de agosto – Horário: 8h

Local: Hotel Nacional Inn – Av. Benedicto Campos, 35 – Jd. do Trevo

Da Secretaria da Saúde