Funap: Peça “Eles não usam camisa-de-força” está em cartaz em São Paulo

O Núcleo de Teatro surgiu durante as oficinas do Programa Cultural de Teatro nas Prisões da Funap

qua, 20/09/2006 - 15h57 | Do Portal do Governo

O Núcleo Panóptico de Teatro, formado por ex-presidiários e atores convidados, apresenta a peça “Eles não usam camisa-de-força”, com entrada gratuita, até o dia 29 de outubro. O espetáculo, que tem como base a tríade loucura, revolução e caos, foi livremente inspirado nos textos “Marat-Sade”, de Peter Weiss, e “Caos – Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares”, de Hakim Bey.

O grupo ensaiou durante um ano para trazer aos espectadores histórias da Revolução Francesa, estabelecendo um paralelo com questões da sociedade brasileira. A peça se passa em um hospício que foi transformado em palco de confrontos entre a revolução social e a insurreição pessoal.

O Núcleo Panóptico de Teatro surgiu durante as oficinas do Programa Cultural de Teatro nas Prisões da Funap (Fundação “Prof Dr Manoel Pedro Pimentel”), coordenadas pelo educador e encenador Jorge Spínola, e realizadas dentro das unidades prisionais. Hoje, seis anos depois, o grupo tem por objetivo principal buscar sua consolidação dentro da pesquisa de uma linguagem artística própria. 

Desde a criação, o núcleo de teatro realizou montagens das peças “Auto da Compadecida” e “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna; “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade,  “Mulheres de Papel”, inspirada no texto “Homens de Papel”, de Plínio Marcos, e “Muros”, inspirada no livro “O Muro”, de Jean Paul Sartre.

A peça fica em cartaz de 5 de agosto até 29 de outubro, no Espaço Tendal da Lapa. A entrada é gratuita.

Horário: Sábados às 21hs e domingos às 19h30.

Direção: Lígia Borges

Classificação etária: 16 anos

Duração: 80 min.

Público: 50 lugares

Espaço Tendal da Lapa: Rua Constança, 72 (uma travessa da Rua Guaicurus, altura do número 1.100) Estacionamento gratuito.

Obs.: Chegar com uma hora de antecedência para retirar os ingressos

Da Funap