Funap lança selo de campanha sobre a recuperação de detentos

Lançamento marca comemoração dos 30 anos de atividades da fundação

ter, 11/12/2007 - 13h18 | Do Portal do Governo

Foi lançado na semana passada, em cerimônia no Memorial da América Latina, o selo da campanha Detentos que Trabalham, Uma Nova Chance. O evento, de iniciativa da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap), celebrou os 30 anos de atividades na formação profissional e trabalho remunerado de reeducandos do sistema prisional de São Paulo.

Houve exposição e venda de quadros, brinquedos e artesanato em geral, produzidos por reeducandos de diversas unidades no Estado e por egressos do sistema prisional. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas será encaminhado ao responsável pela realização do trabalho e, no caso de reeducandos, depositado em conta pecúlio.

Ao final, o Grupo Panóptico de Teatro – formado por ex-presidiários e atores convidados – fez apresentação especial da peça Eles Não Usam Camisa de Força. O espetáculo tem como base a tríade loucura, revolução e caos e foi livremente inspirado nos textos Marat-Sade, de Peter Weiss, e Caos – Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares, de Hakim Bey.

Sociedade civil

Todos os produtos e serviços da Funap levarão o selo da campanha lançada, alusivo à importância de recuperação dos egressos do sistema prisional. A meta é aproximar a sociedade civil, aumentar o valor agregado aos produtos e serviços do sistema prisional e ampliar o número de empresas parceiras da Funap.

Da Secretaria da Administração Penitenciária

(I.P.)