Funap: Fundação de Amparo ao Preso oferece curso de mecânica em Mirandópolis

Aulas de qualificação profissional em mecânica diesel começam amanhã, dia 11

seg, 10/07/2006 - 11h05 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 11, às 9 horas, a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” de Amparo ao Preso (Funap) irá realizar a cerimônia de abertura e aula inaugural da Oficina de Qualificação Profissional em Mecânica Diesel. Nela, os alunos aprenderão a diagnosticar falhas e consertar motores de caminhões de grande porte, com tecnologia de ponta.

 Ao todo, há 24 pessoas que se dividem em duas turmas de 12. Uma delas é formada por presos do regime semi-aberto da Penitenciária de Mirandópolis e a outra é composta por adolescentes de baixa renda da região.

Os alunos terão um professor que conhece de perto a realidade do sistema prisional. O instrutor é um preso que já era certificado pelo Senai, mas ainda passou por um processo de formação que incluiu dois cursos de atualização em mecânica e um de formação pedagógica (para ficar apto a dar aulas). 

A Funap tem apoio de parceiros intersetoriais. Um deles é o Senai de Araçatuba, que irá supervisionar as aulas e ainda oferecerá certificação.  A Prefeitura de Mirandópolis ofereceu as ferramentas necessárias e disponibilizou o local  do curso e o transporte dos alunos. Por último, as empresas MWM, Marbhran e Retífica Stander forneceram os motores, manuais técnicos e material pedagógico.

A Oficina de Qualificação Profissional em Mecânica Diesel terá a duração de 120 horas e os alunos escolhidos são aqueles que estão mais perto da liberdade. “Não é apenas um curso, mas sim uma formação profissional importante para que após a liberdade, o aluno possa exercer a profissão”, diz Felipe Athayde Lins de Melo, gerente regional da Funap em Araçatuba.

O evento será realizado no Setor  Municipal de Alimentação Escolar: Rua Bahia, 715, Centro. Mirandópolis – SP.

Da Assessoria de Imprensa da Funap

 

(AM)